28 de março de 2024 - 19:25

Cidadania Ativa oferece diversos serviços aos moradores do Parque do Lageado e região neste sábado

Exercício da cidadania na prática e dignidade à população. Com esse objetivo acontecerá no próximo sábado (27), de 8h às 12h, a ação social “Cidadania Ativa”, uma realização da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic) que levará ao Parque do Lageado, bairro da Região Anhanduizinho, a primeira edição desse evento solidário. A iniciativa foi criada para atender os bairros com maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade.

Com o apoio de diversos parceiros, o projeto social disponibilizará atendimentos gratuitos na área da saúde, incluindo preventivo de câncer de mama, mamografia, ultrassom, preventivo de colo de útero e exames de testagem rápida de IST’s. Assistência jurídica, brincadeiras lúdicas, corte de cabelo e show musical com Grupo Sampri também compõem a programação.

Além disso, diversas orientações e serviços sobre habitação popular, consultas ao SCPC, tarifa social e negociação de débitos com Águas Guariroba e Energisa, balcão de empregos, direito do consumidor e programas sociais do Governo MS serão ofertados durante a ação social.

O titular da Secic ressalta que o projeto vai ao encontro dos anseios da comunidade. “Estamos falando de um conjunto de serviços essenciais, que promovem mais dignidade às famílias que vivem nessas regiões menos favorecidas. Sabemos da ampla demanda, por isso reunimos parcerias para viabilizar, de forma prática e gratuita, esses atendimentos. Formatamos um evento que agrega utilidade pública e entretenimento durante a manhã de sábado”, destaca João César Mattogrosso.

A segunda edição da ação social “Cidadania Ativa” já está confirmada para o dia 04 de dezembro, no Jardim Noroeste.

Serviço – Os atendimentos no Parque do Lageado acontecerão no dia 27.11, de 8h às 12h, na Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso: Rua Adelaide M. Figueiredo, 1.789.

Confira a lista de parceiros:

ADIFA (Associação dos Diabéticos): aferição de pressão, glicemia e antropometria (peso e altura)
AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul): orientações sobre habitação
AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito): brincadeiras lúdicas
Águas Guariroba: inclusão e renovação de benefício da Tarifa Social e negociação de débitos.
ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande): Van Itinerante com serviços do SCPC
Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul: assistência jurídica
DETRAN MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS): ações lúdicas de educação para o trânsito e consultas de serviços
ENERGISA: serviço de tarifa social
FUNTRAB (Fundação do Trabalho de MS): consultas e orientações sobre emprego
Grupo Onça Pintada: preventivo de câncer de mama com exames de ultrassom
Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA): mamografia e preventivo de colo do útero
Instituto Embelleze: cortes de cabelo masculino e feminino
PROCON: Van Itinerante com orientações e serviços sobre direito do consumidor
Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic) com todas as Subsecretarias de Políticas Públicas
Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)
Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – Centro de Testagem Rápida com exames de testagem rápida para Sífilis e HIV, e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
Solurb: Stand de Educação Ambiental (coleta seletiva)
A ação também conta com o apoio da ABO MS – Associação Brasileira de Odontologia Seccional de Mato Grosso do Sul, Sanesul e Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).

Jaqueline Hahn Tente, Secic