29 de março de 2024 - 01:45

Ciclo de Palestras na Biblioteca Isaias Paim aborda a formação da sociedade sul-mato-grossense

No próximo dia 14 de agosto, quarta-feira, a partir das 19 horas, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías realiza mais um ciclo de palestras com debate sobre temas que afligem o dia a dia das pessoas. Dessa vez, os temas abordados serão a formação da sociedade sul-mato-grossense e o papel da psicanálise no processo de identidade e identificação.

O professor Gilson Rodolfo Martins, doutor em Arqueologia pela USP e vice-presidente do instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), realiza a primeira palestra da noite: “Arquivo da Formação Demográfica e Cultural da Sociedade Sul-Mato-Grossense”. A palestra vai abordar os processos pré-coloniais de  povoamento humano do território estadual como plataforma para a formação de uma sociedade multicultural.

Em seguida, o professor de História e psicanalista Fábio Mantovaneli vai falar sobre “O que a Psicanálise tem a dizer sobre Identidade e Identificação?” O palestrante abordará aspectos sobre as modificações sociais causadas pela expansão do consumismo e como o aumento das relações virtuais afetam identidades e as identificações dos seres humanos na contemporaneidade.

Para a abertura do evento, a socióloga e antropóloga doutora em Ciências Sociais Thais Martins vai autografar o livro de sua autoria “Memórias da Chuva” e vai presenteá-lo aos interessados. Memórias na chuva traz contos e poemas inspirado nas figuras históricas de MS e lendas regionais. A autora vai realizar na ocasião a doação de 222 exemplares para a Biblioteca Isaias Paim, que ficará responsável pela distribuição às bibliotecas dos municípios do interior.

O Ciclo de Pensamentos Contemporâneos – Novas ideias para velhos problemas abrange encontros mensais ao longo do segundo semestre deste ano, todos com entrada franca. Os parceiros da Biblioteca Publica Dr. Isaias Paim na edição de agosto são o Instituto Histórico e Geográfico de MS, Instituto Martin Luther King  e Museu de Arqueologia da UFMS.

Para participar das palestras não é necessário inscrição prévia. Será conferido certificado de participação aos que desejarem. A Biblioteca Isaias Paim fica no 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9161.

Karina Lima – Fundação de Cultura MS- FCMS

Foto: Acervo da Biblioteca