Incentivadora e defensora da cultura e da saúde, mulher à frente do seu tempo. Sarah Abussafi Figueiró é a inspiração para a Cia. do Mato colocar em cena o espetáculo ´Chafica´, que estreia nesta sexta-feira (15), às 19 horas, na Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá. A entrada é franca. O projeto é realizado com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/2021), da Fundação de Cultura.
Sarah é filha de imigrantes libaneses que desembarcaram pelo porto de Corumbá. Nasceu em Campo Grande, foi professora de artes e lutou pelo desenvolvimento da cultura local. Foi a primeira presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Profissionais da Dança e da Associação Artística e Cultural de Mato Grosso do Sul, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso do Sul e realizadora das treze primeiras edições do Festival Sul-Mato-Grossense de Dança, de 1985 até 1998. Além disso, foi fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande e recebeu o título de Delegada da Associação Interamericana de Dança. Faleceu em 2019, aos 85 anos, deixando um imenso legado em Mato Grosso do Sul.
O espetáculo faz uma homenagem à ancestralidade libanesa e também às mulheres que auxiliaram o desenvolvimento do Estado emanando os suspiros e anseios de Sarah, uma mulher que lutou perante uma sociedade patriarcal, que trabalhou arduamente para a oficialização do ensino da dança em Campo Grande e que enfrentou padrões e julgamentos para poder realizar seu sonho de ter uma cultura da qual poderia se reconhecer sul-mato-grossense.
“O espetáculo proporciona ao público a oportunidade de entrar em contato com a história da arte sul-mato-grossense, sua constituição e o desenvolvimento da cultura de um estado recém-formado, que na época estava construindo as bases de suas identidades culturais. Afinal, para que uma identidade afetiva com a sua própria terra possa acontecer e para que novos artistas possam florescer é preciso reconhecer as identidades, aqueles e aquelas que lutaram para a consolidação de uma cultura local”, destaca Maria Fernanda Figueiró, codiretora, uma das intérpretes-criadores do espetáculo e neta de Sarah.
A trilha sonora da obra ´Chafica´ foi produzida e criada especialmente para o espetáculo, por Tetê Espíndola, Arnaldo Black e equipe. Segundo a codiretora “a trilha é inédita e muito diferente, com referências da cultura árabe”. O espetáculo tem direção e coreografia de Chico Neller e, co-direção de Maria Fernanda Figueiró. Em cena, apresentam-se: Ana Carolina Brindarolli, Brendon Feitosa, Halisson Nunes, Júlia Mansur, Laisa Zucareli, Maria Fernanda Figueiró e Tanara Aguiar.
Serviço
O espetáculo ´Chafica´, da Cia da Mato, será apresentado na sexta-feira (15), às 19 horas, na Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá-MS, com entrada franca.
Quem quiser e puder contribuir, a companhia estará arrecadando itens de higiene básica para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Nas próximas semanas, o espetáculo será apresentado em Dourados, Campo Grande e Três Lagoas. Mais informações pelo Instagram @cidadomato.