plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 03:02

Chuva forte durante a madrugada turva rios e deixa trânsito parcialmente interditado em Bonito

Rios Formoso e da Prata estão com níveis acima do normal e águas turvas

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul amanheceu chuvosa nesta terça-feira, 7 de janeiro. Desde a madrugada, uma chuva torrencial tem atingido o município e causado alagamentos em alguns pontos. Vídeos compartilhados em grupos de conversa mostram a pista tomada pela água entre Guia Lopes da Laguna e Bonito e também o turvamento da águas do Rio Formoso e do Rio da Prata, em Jardim.

As imagens mostram os carros parados nos dois sentidos da pista e uma grande quantidade de água que transborda de uma das margens. O vídeo foi compartilhado como alerta para os motoristas e o local identificado como nas proximidades do frigorifico.

Técnicos da Agesul estiveram no local e informaram que a pista já está liberada. Confira o vídeo:

Segundo o secretário de Meio Ambiente e responsável pela Defesa Civil de Bonito, Edmundo Dineli, foram registrados 70 mm de chuva entre as 4 h e as 13 horas de hoje. Em outros pontos, como na Estancia Mimosa e na bacia do Prata, foram registrados 46,4 mm e  81,8 mm. Ainda segundo informações compartilhadas no grupo Unidos Conservamos, na região do Alto do Formoso choveu o equivalente a 140 mm.

Na Fazenda América, onde está localizada  a nascente do Rio Formoso, foram realizados trabalhos de trabalhos de conservação de solo e água, com curvas de nível e caixas de contenção, que devem diminuir o impacto das chuvas no rio.

Um vídeo feito sobre a ponte do Rio Formoso, próxima ao Balneário Municipal, mostra a água turva e o nível do rio elevado.

Em Jardim foram feitas imagens da nascente do Rio Olho D’Água, afluente do Rio da Prata e do rio, um pouco mais a abaixo. Os vídeo mostram dois opostos, sendo que mesmo após chuvas fortes, a nascente permanece cristalina, já o Rio da Prata sofre com o impacto das chuvas e atinge uma coloração barrenta.

Em 2016 a PMA descobriu 46 quilômetros de drenos para secar a área de banhado, propiciando o uso para agropecuária no brejão do Rio da Prata, o que, aliado a outras irregularidades, tem causado danos durante os períodos de chuvas intensas.

(Imagens compartilhadas no grupo Unidos Conservamos)

Previsão para o Estado

Primeiro período: 06 a 14 de janeiro de 2020 – Período menos chuvoso na região pantaneira, onde é esperado tempo firme em grande parte do período e pancadas de chuvas isoladas especialmente à tarde com acumulado máximo de 40 milímetros. Observa-se no mapa que os maiores acumulados de chuva estarão nas demais áreas com acumulados maiores concentrados na porção sul do Estado, onde é estimado o acumulado de até 100 milímetros de chuva.

Segundo período: 14 a 22 de janeiro de 2020 – Período aumenta a tendência de chuva para grande parte do Estado, onde são esperados entre 100 a 150 milímetros acumulados ao longo do período. As regiões noroeste, norte e nordeste do Estado, também há acumulados de chuva com valores menores entre 50 a 80 milímetros de chuva. Nessas condições, faz-se necessário atenção as possíveis condições adversas no tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes e raios. Como os volumes estimados estão altos, atenção a possíveis alagamentos, enxurradas e transtornos a população que possam eventualmente ocorrer nos municípios.

Com informações de Cemtec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *