25 de abril de 2024 - 03:44

Chuva deixa passeios interditados e ruas alagadas em Bonito

Continua chovendo, e muito, na Capital do Ecoturismo de MS. Só nessa semana já foram registrados quase 300 milímetros, conforme dados da Defesa Civil de Bonito, que provocaram alagamentos até mesmo na região central da cidade, além é claro, de interditar diversos atrativos.

Foto: Silvio/Balneário Municipal

O Balneário Municipal, assim como todos os atrativos que são banhados pelo Rio Formoso, ficaram fechados nesta quarta-feira (30). As chuvas intensas e sequenciais, fizeram com que o nível do rio subisse significativamente e água ficasse levemente turva.

A Gruta do Lago Azul operou só até metade da manhã, assim como o passeio de flutuação no Rio Sucuri, famoso pela transparência das águas. “Os passeios de cachoeira, de bote e boia cross foram bastante impactados pela força da água. A chuva também atrapalha as trilhas e flutuação. Hoje, por exemplo, nós tínhamos 110 passeios programados aqui na agência, mas vamos fechar o dia com apenas 55 realizados”, explicou o funcionário da agência Bonitur.

Foto: Alexandre Ferro

Apesar de intensa, a chuva de hoje não causou alagamentos em ruas, segundo o secretário de Meio Ambiente e responsável pela Defesa Civil do Município, Alexandre Ferro. “Hoje tivemos registros de alagamentos em algumas casas, mas bem menos do que no inicio do mês. Já na chuva de segunda-feira (28), quando foi registrado 117 mm na área rural de Bonito, vários pontos ficaram alagados, inclusive ruas da região central”, explicou.

O motivo dessa chuva toda seria um sistema de baixa pressão que se formou no Paraguai nesta madrugada, segundo informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), com nuvens carregadas que avançaram pelo sul e sudoeste do estado.
Foto: Silvio/Balneário Municipal

Ainda segundo o órgão, a previsão é mais chuva para o final de semana. Durante o sábado e domingo o ar quente e úmido sobre o Centro-Oeste favorecera a formação de nuvens carregadas sobre o Estado e poderá chover a qualquer hora em todas as regiões.

A Semana será de tempo instável em todo o Estado. O sol poderá aparecer pouco e o tempo ficará nublado em todas as regiões com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Ja na primeira semana de dezembro são esperados 125 milímetros de chuva. Os acumulados mais frequentes tem possibilidade de ocorrer entre segunda (4) e terça-feira (5). Durante a semana ha grande possibilidade de condições de tempo severo, chuvas fortes, rajadas de ventos e raios.