20 de abril de 2024 - 05:43

Chuva da trégua, mas nível dos rios continua subindo e propriedades amanhecem ilhadas em Bonito

Depois de registrar mais de 200 mm em 12 horas, a chuva finalmente parou em Bonito. A cidade amanheceu com céu limpo e faz sol durante está quarta-feira (21), porém, o nível dos rios ainda preocupa a Defesa Civil do município. Durante a madrugada várias propriedades próximas ao Balneário Municipal de Bonito, foram inundadas pelo Rio Formoso e 20 famílias precisaram deixar suas casas as pressas. O Rio Miranda também transbordou e deixou fazendas e pesqueiros ilhados.

No Balneário, os proprietários de lanchonetes precisaram somar esforços para proteger móveis e mercadorias da correnteza, que invadiu todo o local. A água subiu rapidamente durante a noite, horas depois da chuva dar trégua na cidade. A explicação, segundo o secretário de Meio Ambiente do Município, Alexandre Ferro, é que os rios vão subindo conforme a enxurrada vem descendo. “O Rio Miranda, por exemplo, ainda está subindo, porque muitos desses rios menores, que estão transbordando, desaguam nele. O Rio Aquidauana, por exemplo, está 8 metros acima do normal”, detalha.

Moradores da região próximo ao Rio Anhumas também registraram imagens da água transbordando sobre a ponte e isolando propriedades, na manhã desta quarta-feira. O mesmo aconteceu com o Rio Mimoso, que começou a transbordar ainda durante a chuva e subiu significativamente durante a noite. No começo da tarde o nível dos rios municipais começou a baixar. Pelos menos 15 atrativos do município estão fechados devido a cheia dos rios.

O Rio Miranda, por sua vez, continua subindo e pelos menos 15 famílias já estão desalojadas no Distrito de Bonito, Águas do Miranda. Ainda segundo o secretário, várias fazendas e pesqueiros também estão estão ilhados na região. Em Jardim o nível estava 2 metros acima do normal, segundo informações da Defesa Civil na tarde de ontem.

Na cidade de Miranda o rio ainda amanheceu normal, mas segundo informou a Defesa Civil do Município ao site Campo Grande News,  a situação pode mudar conforme a enxurrada for descendo. “Apesar de até o momento estar tranquilo e a chuva ontem ter sido calma, nós já estamos em alerta porque a aproximadamente 60 quilômetros daqui o nível do rio está acima do normal”, afirmou o coordenador local da Defesa Civil, Amarildo Argueiro. A preocupação é motivada justamente pela quantidade de água em Bonito e Nioaque.

Pesqueiro inundando pelo Rio Miranda (WhatsApp)