18 de abril de 2024 - 22:25

Chuva causa estragos em Porto Murtinho, Estado libera R$ 300 mil e solicita recursos da União

Desde o início da semana chuvas torrenciais tem causado estragos e deixado centenas de desalojados na cidade de Porto Murtinho. Conforme levantamento da Defesa Civil do Estado, já são 63 pessoas desabrigadas e cerca de 300 moradores desalojados, que estão em casa de parentes. Nesta quinta-feira (28) governo do Estado liberou R$ 300 mil ao município para compra de medicamentos, além de enviar cerca de 100 cestas básicas, cobertores, colchões e travesseiros.

Foto: Divulgação

A ação contou com a participação dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, ambos de Porto Murtinho, que conseguiram levantar recursos para auxiliar o município através de emendas. Cada deputado contribui com R$ 100 mil, enquanto o governo estadual deu mais R$ 100 mil. A verba será gerida pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Derley Delevatti já decretou situação de emergência e o relatório no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, já está sendo homologado pelo governo do Estado, que vai solicitar ajuda de R$ 1,5 milhão a Brasília.

O valor final a ser solicitado à União, no entanto, depende de estudos da Defesa Civil Estadual e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), que vão fazer o levantamento dos estragos e verificar a necessidade de obras para que o alagamento não volte a ocorrer.

Foto: Dourados News

De acordo com o prefeito da cidade, de quinta a segunda-feira choveu 340 milímetros, o que provocou o alagamento de parte do bairro Cohab. A água tomou conta completamente de 76 casas. As 63 pessoas desabrigadas estão sendo atendidas pela Prefeitura no Centro de Múltiplo Uso. Os desalojados foram para casas de parentes.

Delevatti disse que a chuva deu uma trégua na quarta-feira e as águas começaram a baixar. Mesmo assim, os moradores estão sendo orientados a não voltarem para suas casas ainda, já que a previsão é ocorrência de chuva na região até o próximo dia 3.

Com informações de DouradosNews