18 de março de 2024 - 22:19

Chefs de MS mostram que têm ‘samba no pé’ e vão desfilar em escola do RJ

Paulo Machado e Dedê Cesco vão representar a culinária sul-mato-grossense no Rio de Janeiro.

Chef sul-mato-grossense Dedê Cesco junto com Paulo Machado vai representar a culinária de Mato Grosso do Sul no carnaval carioca (Foto: Arquivo Pessoal/Dedê Cesco)

Dois chefs de cozinha de Mato Grosso do Sul, Paulo Machado e Dedê Cesco, foram convidados pela escola de samba União da Ilha do Governador, do grupo especial do Rio de Janeiro, para desfilarem no carnaval deste ano.

A agremiação tem em 2018 o enredo “Brasil bom de boca” e vai fazer no sambódromo carioca uma homenagem a gastronomia brasileira. Para tanto, chefs renomados de diversos estados brasileiros foram convidados para sambar na avenida, entre eles os dois sul-mato-grossenses.

A escola desfila no grupo especial, no dia 12 de fevereiro, entre 22h25 e 22h45 (de MS). Mas antes do grande dia, Dedê e um grupo de amigos do nosso Estado que também irá desfilar, realizaram um ensaio geral, no último sábado (27),  no Sarau do Alfredão, com feijoada e, é claro, muito samba.

Dedê Cesco conta que o convite partiu do chef e amigo Paulo Machado, que foi convidado pela renomada chef Flavia Quaresma, profissional chamada para integrar a curadoria da escola União da Ilha.

“Estou emocionada com o convite, fiquei honrada, muito feliz. A gastronomia brasileira está cada vez mais em pauta, assim como a sul-mato-grossense, que tem se destacado muito nos últimos anos, especialmente pelo trabalho brilhante do Paulo Machado. Ver a gastronomia brasileira sendo homenageada no carnaval do Rio de Janeiro, uma das maiores representações culturais do mundo, é fantástico”, realça.

Um dos nomes mais reconhecidos da culinária sul-mato-grossense, Dedê Cesco transita com facilidade entre múltiplas cozinhas há mais de 30 anos. Cursou gastronomia na École Ritz Escoffier-Paris e é mestre em Estudos Fronteiriços voltados para a Gastronomia Regional. Foi uma das pioneiras no estado em oferecer ao público uma culinária contemporânea no seu restaurante.. Além de banqueteira, ministra cursos em Campo Grande.

Fonte: G1 – Mato Grosso do Sul