plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 04:03

Chá: uma bebida antiga, saborosa e com propriedades terapêuticas

Começa a cair a temperatura e muitos pensam em tomar uma bebida quente para afugentar o frio. E por que não preparar um bom chá? Vamos saber então um pouco mais do produto, seu preparo, características, história e benefícios terapêuticos.

A infusão de folhas, flores e raízes de plantas resulta na bebida conhecida como chá. Geralmente é preparado com água quente, mas dependendo do do gosto, é servido gelado. Na infusão podem ser acrescentadas, além das ervas, especiarias e frutos.

A planta Camellia sinensis , uma árvore de grande porte da família Theaceae, origina os chás preto ou verde. A Índia é conhecida como o país que produz os melhores chás pretos. O produto é cultivado nas regiões de Assam, Darjeeling e Niligri. No Sri Lanka são cultivados chás mais leves, enquanto na China são produzidos os “blends”, que são as misturas de chás.

Dependendo da cultura o chá pode ser tomado puro ou com leite, hábito comum entre os ingleses. No Brasil o chá mate gelado com limão é uma bebida popular, principalmente para aliviar a sede nos dias quentes. Os norte-americanos também preferem beber chá gelado.

E qual é a origem do chá? Diz a lenda que algumas folhas de uma árvore,  próxima à panela onde estava sendo fervida água para o Imperador chinês Shen Nung  (2.737 a.C.) beber, caíram no recipiente, dando início ao consumo da bebida. No Brasil o cultivo do chá começou no século XIX, sendo que a maior parte da produção nacional está na região do Vale do Ribeira (SP).

Benefícios – Segundo especialistas o chá verde reduz o risco de câncer de estômago, enquanto o chá preto diminui o risco de problemas cardíacos e gástricos. A bebida também é considerada uma aliada no controle da pressão arterial e no combate ao envelhecimento das células.

O alerta é para o consumo de chás próximo às refeições, porque os estudiosos afirmam que o hábito reduz a absorção do ferro no organismo. O produto contêm cafeína, que pode provocar insônia, e ação diurética (estimulando o funcionamento renal).

Outras qualidades do chá: Acelera o metabolismo, auxilia o sistema imunológico, diminui o mau hálito e o stress. Mas esses efeitos não são inquestionáveis porque ainda não foram divulgados resultados científicos conclusivos.

“Boralá” então preparar um saboroso chá quente para tomar nos dias mais frios do outono e do inverno? Fica aí a dica para quem quiser acrescentar esta opção no cardápio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *