Céu aberto e com predomínio de sol nesta quinta-feira em MS

Compartilhe:

Céu sobre a cidade de Sete Quedas: quinta-feira será de céu claro e baixa umidade no Estado, previsão que deve se repetir no feriadão. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom/Arquivo)
Céu sobre a cidade de Sete Quedas: quinta-feira será de céu claro e baixa umidade no Estado, previsão que deve se repetir no feriadão. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom/Arquivo)

A quinta-feira (6), véspera do feriadão do Dia da Independência, promete ser de sol em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. As temperaturas continuam a aumentar e não há previsão de chuva, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos).

Por outro lado, os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, podendo, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegar a 12% em algumas regiões –gerando alerta de perigo para todo o dia.

A umidade baixa pode causar desconforto nos olhos e dificuldade de respiração. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera adequados para a saúde humana índices acima de 60%. Abaixo desse percentual, deve-se tomar cuidado com a hidratação e se evitar atividades ao ar livre –no caso do alerta do Inmet, também aponta-se perigo para a ocorrência de incêndios florestais.

O aviso de perigo vale para municípios da região central e leste de Mato Grosso do Sul, em uma área que se estende de Campo Grande a Três Lagoas e chega a Sonora e Paranaíba. Nas demais regiões do Estado, o alerta é de “perigo potencial”, com índices de umidade estacionados entre 30% e 20%.

O Cemtec prevê temperaturas de até 35ºC no Estado, marca a ser atingida em Sonora, no extremo Norte. A máxima chega a 33ºC em Corumbá, 29ºC em Três Lagoas e 26ºC em Dourados. Já Campo Grande deve registrar calor de 30ºC nesta quinta. Confira no mapa abaixo a previsão para o dia.

Já para o fim de semana, a previsão do Inmet é de dias com céu de claro a parcialmente nublado e névoa seca, e temperaturas em elevação no Estado: os termômetros variam entre 12ºC e 37ºC na sexta-feira (7), de 15ºC a 38ºC no sábado (8) e entre 18ºC e 39ºC no domingo (9). Não há previsão de chuva e a umidade poderá atingir índices mínimos entre 15% e 12% nesses dias.

Com Karla Tatiane, da Subcom (Subsecretaria de Comunicação)


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *