plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 02:16

Certificado de Proficiência comprova excelência dos exames realizados pelo Lacen/MS

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, recebeu o Certificado de Proficiência da Controllab, referente ao ano de 2020, para 17 exames realizados em três áreas pelo Lacen. O documento confirma excelência nos resultados apresentados pelo serviço.

A Secretaria de Estado de Saúde contratou empresa especializada em serviços de controle externo de qualidade. A analise foi feita entre novembro de 2019 e novembro de 2020. A Gerente da Qualidade e Biossegurança do LACEN, Rita de Cassia, explicou que durante o período de avaliação o Lacen recebe periodicamente amostras para analise e no final do ano é divulgado o resultado. “O Ensaio de Proficiência propicia ao LACEN uma avaliação do desempenho e monitoração contínua das nossas análises, evidenciando que os nossos resultados são confiáveis”, completou.

O Lacen/MS recebeu o certificado de Proficiência Clínica nas seguintes áreas :Bacteriologia (Bacterioscopia BAAR e Gram; Identificação Ambulatorial e Hospitalar, Teste de Sensibilidade); Biologia Molecular (Hepatite B, Hepatite C e HIV); Imunologia (Leptospirose; Rubéola; Sarampo); Líquor (Pesquisa de BAAR); Micologia (Identificação Micológica); Sorologia (anti-HIV triagem; Leishmaniose visceral) e Virologia (Rotavírus).

Também recebeu Certificado de Proficiência em Microbiologia para Contagem de bactérias; Heterotróficas; Determinação de Endotoxina; Pesquisa de Coliformes Termotolerantes; Pesquisa de E.col; Pesquisa de Pseudomonas aeruginos e Certificado de Proficiência AFQ para pH.

O Laboratório Central de Saúde Pública é reconhecido como um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e nas análises de produtos e tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Com experiência e profissionais altamente capacitados, sempre passando por capacitações do Ministério da Saúde, o Lacen tem como competência coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido e apoio a pesquisa.

Airton Raes, SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *