28 de março de 2024 - 05:11

Centro Cultural José Octávio Guizzo oferece curso gratuito de Fotografia

Curso gratuito de fotografia oferece estudos de iluminação e linguagem

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo oferecerá o curso de Fotografia: “Iluminação e Linguagem”, direcionado para pessoas a partir de 12 anos e será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe, as aulas acontecerão gratuitamente nos dias 12, 14 e 15 de junho, das 18h30 às 21h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente a partir de terça-feira (05 de junho) das 8h às 22 horas.

Esse módulo do curso é dirigido para pessoas que querem se aprofundar na linguagem da fotografia, abordando os principais questionamentos sobre o fazer fotográfico, a questão da representação numa perspectiva histórica, as categorias estéticas e o uso das cores. A atividade oferece ainda a oportunidade de produção com iluminação profissional e de alguns equipamentos de estúdio.

O curso de Fotografia encerra o primeiro semestre com esse módulo: Iluminação e Linguagem em junho e teve ainda outros três: Fotografia com Câmera de Celular em março, Câmera Semiprofissional e Reflex em abril e Edição de Imagens em maio. O curso foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008 e tem por objetivo introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante possa optar por realizar aqueles módulos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor: Alexandre Sogabe é Gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço – As inscrições acontecerão de 05 a 08 de junho das 8 às 22 horas ou enquanto existirem as vagas, os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na rua 26 de agosto, 453 – centro, munidos de cópias do RG e CPF, no caso de menores de idade deverão ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas, excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Contato para a Imprensa:

Alexandre Sogabe: 3316-9174