plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 21:50

Centro Cultural abre inscrições para Musicalização com a orquestra de rua “Vai Quem Vem”

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre por meio do Programa Educativo inscrições para o curso de Musicalização – Iniciação Musical. As aulas – que podem receber crianças acima de seis anos, jovens e adultos – serão ministradas pelos professores Luiz Carlos Santana e Claúdio Alves, da “Orquestra de rua Vai Quem Vem” e acontecem aos sábados, das 9 às 11 horas, com início no dia 30 de setembro.

Considerando a música como uma arte por excelência, o projeto “Iniciação Musical” tem como propósito principal ministrar um tipo de educação global tanto para crianças quanto para adolescentes. E a primeira etapa do curso é trabalhar nos participantes a carga de emoção, o seu desenvolvimento interno, passando pelo canal da afetividade, da sensorialidade, da coordenação motora, da canção até o desenvolvimento auditivo.

A intenção direta é educar o ouvido musical do indivíduo em seu triplo aspecto: sensorial, afetivo e mental. E como parte do programa, os participantes do projeto “Iniciação Musical” também poderão trabalhar com uma infinidade de materiais sonoros. O projeto traz ainda aulas de canto, violão, flauta doce e percussão.

Professores

Claudio Alves se iniciou na música aos oito anos de idade na fanfarra da escola e desde então não parou mais. Participa intensivamente de cursos, palestras e workshops, tendo a oportunidade de agregar conhecimento na área com maestros e instrumentistas de nível internacional como Naílson Simões, doutor em Trompete, e Maestro Wilson Dias, professor da Unicamp, entre vários outros especialistas. Já foi regido por nomes como Marim Meira, maestro da Sinfônica de Barra Mansa, e Wellington Rodrigues, maestro da Orquestra de Pereira Barreto, ambos projetos de referência nacional.

Atualmente está concluindo o curso de Pedagogia e seu artigo é voltado para a Educação Musical Infantil. É eufonista na Banda Sinfônica da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, trombonista da banda da cantora Marina Peralta, diretor musical da Orquestra Vai Quem Vem- Bloco Carnavalesco, entre outros projetos, e atua como instrumentista em casas noturnas, festas e eventos.

Luiz Carlos Santana é músico, compositor e produtor musical, nascido em Salvador (BA), é uma referência soteropolitana da musicalidade do recôncavo baiano. Formado em música pela Universidade Católica de Salvador e Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Bacharel em Direito. Oriundo de povos de matriz africana, iniciou sua pesquisa musical por meio de materiais recicláveis, fez diversas parcerias durante toda sua trajetória, tocando junto com Carlinhos Brown, Nana Vasconcelos, participando das oitos edições do Panorama Percussivo Mundial no teatro Castro Alves (BA).

É diretor presidente do Instituto de Ação Social de Desenvolvimento Educacional e Cultural “O Giro 380”, com vários trabalhos realizados com crianças e adolescentes no Bairro Portal Caiobá I e II e adjacências na Capital. Fundador e diretor musical da Orquestra de Rua Vai Quem Vem. O trabalho mais recente do musico foi o workshop -“África o tambor que canta dentro de nós” – oficina de interação e composição musical, ministrada junto com a parceria do cantor Vinil Moraes na 18ª Edição do Festival de Inverno de Bonito 2017. Santana traz a proposta em seu trabalho a musicalidade primitiva que habita no ser humano. Dentre os ritmos ministrados estão Ijexas, Aguerés, Alujás e demais cadências.

Serviço: O curso inicia em 30 de setembro, com aulas aos sábados das 9 às 11 horas. As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 120,00. Os interessados deverão encaminhar nome completo, endereço, idade, profissão/ocupação e telefone para o e-mail: centrocultural.jog@gmail.com com o título: Oficina de Musicalização. A oficina terá certificado e acontecerá até dezembro.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Contato para a Imprensa: Luiz Carlos Santana:99129-8195

Fonte: Fundação de Cultura do MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *