plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 18:12

Censo Agropecuário completa 100 anos e retrata história do setor no país

Realizado pela primeira vez em setembro de 1920, o Censo Agro é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária brasileira.

As informações geradas pela pesquisa possibilitam o planejamento e a avaliação de políticas públicas sobre o setor.

No período de 100 anos, o Censo Agro acompanhou a mudança tecnológica no campo e também se modernizou.

O primeiro Censo Agro foi realizado pela Diretoria Geral de Estatística – DGE, Órgão do extinto Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. A partir dessa operação pioneira, foram mais 10 edições, sendo a última em 2017, totalizando 11 Censos.

No Censo Agro de 2006, foi usado pela primeira vez um equipamento eletrônico de coleta de dados – PDA (Personal Digital Assistent), que substituiu os questionários em papel e coletou as coordenadas geográficas dos estabelecimentos agropecuários.

No edição de 2017, foi usado o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que tinha a lista prévia de endereços e uma intensa utilização de sistemas georreferenciados.

A Lei da Agricultura Familiar, de 2.006, foi formulada com base em uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o Censo Agropecuário retratar de forma mais adequada a agricultura familiar.

De um estabelecimento familiar de produção de tomate na área rural de uma pequena cidade a uma grande fazenda de criação de gado: nada escapa ao Censo Agropecuário. A realidade no campo é retratada pela pesquisa que alcança nesta terça-feira (1º/9/20) 100 anos de história.

O Censo Agro é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária brasileira, contemplando informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção dessa atividade econômica no país.

“E em todos esses anos, o IBGE esteve presente e participou dessa transformação, fornecendo dados de qualidade para traçarmos metas e elaborarmos políticas públicas cada vez mais eficientes e eficazes”, reconhece a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que enviou mensagem de congratulações ao IBGE.

Fonte: Agência de Notícias – IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *