Conforme a programação oficial, o primeiro dia será dedicado a palestras e discussões, entre elas a “Valorização do Festival da Guavira – importância do Festival para o Município e como a sociedade Bonitense pode se apropriar do evento, para que este se consolide no calendário de Bonito”, com a participação do Secretário de Turismo municipal, Augusto Mariano e do comerciante Tó.
Já no segundo dia, na Feira do Produtor, será a vez das oficinas, degustações e apresentações culturais. O almoço entre os chefes encerra as atividades no domingo, no atrativo turístico.
O evento tem como objetivo divulgar, promover, valorizar e expandir a gastronomia regional, a comunidade produtora, bem como o aprimoramento de técnicas de cozinha, utilizando produtos regionais, além de propiciar troca de experiências e fomentar a relação entre produtor e consumidor.
O evento é uma realização do Cata-Centro de Atenção & Técnicas com Alimentos Ltda, do Instituto Paulo Machado, da Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal e da Abrasel Bonito.