28 de março de 2024 - 19:57

Castração animal: mitos e verdades

Castrar o seu animal pode ser uma decisão difícil, considerando as inúmeras dúvidas que surgem em torno deste tema. É importante lembrar que grande parte dos questionamentos não passam de boatos e não ter esse conhecimento pode atrapalhar na hora de você fazer a melhor escolha para o seu bichinho de estimação.

Abaixo estão elencados os principais mitos e verdades sobre esse assunto:

1) O macho poderá se tornar gay

MITO! Machos castrados não perdem a masculinidade ou se tornam homossexuais . Cães e gatos apenas copulam para a procriação. A castração termina com o instinto de reprodução.

2) Meu pet precisa “namorar”

MITO! Assim como citado no item anterior, os animais copulam comprovadamente para se reproduzir e não por prazer. A castração retira esse instinto. Então, o seu animalzinho NÃO precisa ter vida sexual ativa para ser feliz.

3) O animal vai engordar

MITO! Algumas pessoas acreditam que é a castração que causa o aumento do peso, mas isto não é verdade. Como o animal fica mais quieto em casa é normal que ele aumente o peso. Portanto, o indicado é que sejam incluídas rações menos calóricas e específicas para animais castrados. Além disso, o estímulo às atividades físicas  e aos passeios e brincadeiras colaboram muito para que seu pet não se torne obeso.

4) O animal diminui as perambulações e a agressividade

VERDADE! Um dos principais objetivos da castração de felinos é evitar a saída deles (perambulações). Gatos que não foram castrados saem de casa com frequência, seja na busca de parceiros para o acasalamento ou simplesmente para demarcação de território. Após a castração, o animal fica mais tranquilo em casa, evitando-se  ainda a ocorrência de acidentes e atropelamentos que podem acabar com a vida do seu bichinho.

A agressividade dos machos diminui consideravelmente. Cães e gatos costumam se envolver em grandes brigas pela disputa de fêmeas. Com a castração ocorre a redução da libido, e por conseguinte a necessidade de buscar fêmeas  para o acasalamento. Além disso, os cães ficam menos possessivos e ciumentos em relação ao dono, e ocorre a redução da necessidade de ficar urinando por toda a casa para demarcar território.

5) A castração é cruel e brutal

MITO! O procedimento não causa sofrimento ao bichinho desde que executado por profissionais especializados em clínicas veterinárias. O animal é devidamente anestesiado e medicado. Assim não sentirá dor.  Atenção especial deve ser dada pelo dono aos cuidados pós-operatórios, para que ocorra uma boa recuperação cirúrgica e a castração seja um sucesso.

6) Previnem-se doenças com a castração

VERDADE!  O procedimento ajuda a prevenir doenças tanto para machos como para fêmeas. Assim como ocorre com os humanos, cães e gatos podem desenvolver tumores no sistema reprodutivo. Os machos podem ter câncer de próstata e pênis, e as fêmeas de mama, útero e ovário. Além disso, previne-se ocorrências de doenças sexualmente transmissíveis, como a brucelose e o Tumor de Sticker (tumor venéreo transmissível).

7) Fêmeas precisam ter pelo menos uma ninhada

MITO! Não é necessário que as fêmeas tenham nenhuma gestação. Aliás, é até melhor que nunca tenham que parir. Quanto mais cedo a fêmea for esterilizada, menor será a chance de ela desenvolver algum tipo de tumor. Estudos comprovam que castrar a fêmea antes que ocorra o primeiro cio reduz em 95% a incidência de câncer de mama. A indicação é que o procedimento seja realizado a partir do sexto mês de idade.

Superpopulação animal e castração como um gesto de amor e responsabilidade

Todos sabemos o quanto filhotinhos são fofos, mas o fato é que não há lar para todos e o destino da grande maioria  será passar fome, sede, frio e sofrer maus tratos nas ruas da cidade. O número de descendentes que uma única fêmea pode gerar ao longo de sua vida reprodutiva é gigantesco. Segundo a WSPA (Sociedade Mundial para a Proteção dos Animais), uma única cadela, em 6 anos de atividade reprodutora somada a seus descendentes, poderá dar origem a 64.000 animais. Uma gata, em somente 02 anos, poderá produzir 2.000 descendentes.

A castração é a solução para reduzir o número de animais sem dono. Às vezes até encontramos para quem doar os filhotes, mas essa mesma pessoa que pegou esse filhote poderia estar salvando a vida de algum animal abandonado.

E o problema do abandono não se restringe aos animais SRD (Sem Raça Definida), conhecidos como “vira-latas”. Muitos animais de raça  ao atingir a velhice ou adoecer também são lançados às ruas. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. A cada dia que passa o número de animais nessas condições só aumenta.

Portanto, cabe a cada um de nós criar nossos animais de modo consciente e racional.  Filhotinhos são atrativos, mas pensando no bem deles, o ideal é conseguir um lar para os animais que já estão aqui, sofrendo com o abandono, ao invés de se criar mais e mais cães e gatos.

Desse modo seja responsável e prove todo o seu amor pelos animais: realize a castração!

*Daniela Lima – Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui especialização lato sensu em Morfofisiologia Básica e Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, tendo como área de concentração a Produção Animal. Atua como consultora e articulista do Portal da Educativa.

3 Comments on “Castração animal: mitos e verdades”

1. Castrei meu gato com 6 meses, mas ele não pode ver a porta aberta que sai correndo pela rua, parece que nem foi castrado! Tive que colocar rede nos muros da minha casa, mas na porta não tem como ele entra em desespero em querer sair, abro a porta pra sair e ele sai correndo sobe a grade numa velocidade que não tem como pegar e nem chamando com a ração não volta. Castrei ele e não adiantou nada única coisa que ele não faz e urinar pela casa, mas fica louca pra sair!