23 de abril de 2024 - 08:24

Casos de covid-19 aumentam para 36 e Guia Lopes da Laguna fecha rodoviária

Situação preocupa as cidades vizinhas, Jardim, que é geminada a Guia Lopes, e Bonito, que fica a aproximadamente 60 km. Bonito tem 4 e Jardim tem 8 casos confirmados de infectados por coronavírus

Depois da decretação de lockdown (confinamento), na última quinta-feira, os casos de contágio pelo novo coronavírus tiveram novo salto em Guia Lopes da Laguna. Já são 36 pessoas infectadas no município,  que lidera a curva de contágio no país, considerando a densidade demográfica.

O surto da doença é atribuído à contaminação de operários de frigorífico, onde trabalham 300 pessoas. No domingo a Vigilância de Saúde de Guia Lopes fez a desinfecção da avenida principal e praça. A situação preocupa as cidades vizinhas, Jardim, que é geminada a Guia Lopes, e Bonito, que fica a aproximadamente 60 km. Bonito tem 4 e Jardim tem 8 casos confirmados até domingo. Em Jardim o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Em live transmitida no domingo, o prefeito Guilherme Monteiro, ressaltou a importância do uso de máscaras faciais pela população, apelando para que respeitem o distanciamento social e ficar em casa o máximo que puder.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, existem 26 casque eos confirmados da doença, 16 casos suspeitos e outros 5 casos descartados. No Estado, a Secretaria de Saúde divulgou números atualizados até domingo, indicando salto para 362 casos de coronavírus. Ao todo, são 3.743 notificações, 3.309 descartados, 51 em investigação, 21 excluídos e 11 mortes por covid-19.

De acordo com as medidas baixadas pelo prefeito Jair Scapini, para uma cidade de pouco menos de 10 mil habitantes, a situação beira à  calamidade pública.“Eu estou bastante assustado, a população também, porque ninguém estava acreditando, ninguém estava ficando em casa, tinha muitas aglomerações, festinhas, e deu no que deu. Todos os casos que estão indo suspeitos estão voltando como positivo”, disse o prefeito ao jornal Correio do Estado.

Neste domingo  no programa Fantástico,  da Globo, Guia Lopes foi destaquem em reportagem sobre lockdown. Todos os trechos de rodovias que dão acesso à cidade estão fechados, exceto para ambulâncias, viaturas, transporte de profissionais da saúde ou que estejam a serviço das atividades essenciais. Taxi, transporte intermunicipal e mototáxi não podem funcionar. Para tanto, a rodoviária também foi fechada a partir desta segunda-feira.

Os moradores da cidade só podem sair às ruas em dois dias da semana, de acordo com uma tabela que leva em conta a data de nascimento das pessoas. Nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril podem comprar mantimentos e remédios às terças e sextas-feiras. Quem faz aniversário em maio, junho, julho e agosto pode sair às quartas-feiras e sábados. Às segundas e quintas-feiras é a vez de quem nasceu em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Estão vedadas quaisquer tipos de aglomerações, especialmente shows, torneios, apresentações artísticas, etc. O alto número de contaminados, segundo informações do secretário de Saúde, Geraldo Resende, se deu principalmente porque indivíduos que haviam pegado o vírus participaram de uma festa, ajudando a espalhar o vírus.

As obras públicas e privadas serão suspensas, a menos que sejam para construção de hospitais, postos ou unidades de saúde.

Continuam permitidos a produção e distribuição de alimentos, produtos de limpeza e higiene; serviço de entregas de farmácias e supermercados; serviços relativos ao abastecimento de água e tratamento de esgoto; serviços relativos à rede de energia elétrica, gás e combustíveis; bancos, lotéricas e agências dos Correios; serviços funerários; telecomunicações; fiscalização ambiental; borracharias e oficinas mecânicas; atividades internas das escolas para preparar conteúdos para ensino remoto. Atividades em escritórios de advocacia e contabilidade estão permitidos, mas desde que sejam realizados com hora marcada.