28 de março de 2024 - 04:29

Carreta do Hospital de Câncer realiza mais de 500 procedimentos em Bonito

Aos 50 anos, Dona Maria de Melo Costa fez sua primeira mamografia nesta quinta-feira (20). O procedimento realizado pela Carreta do Hospital do Câncer, que desde terça-feira (18) está instalada em Bonito, foi feito dez anos depois da indicação dos médicos para realização anual do exame, que para mulheres sem histórico de Câncer de Mama na família, é de 40 anos.

O problema maior, é que Dona Maria não está sozinha nessa lista. Assim como ela, pelo menos mais 40 mulheres, realizaram a mamografia pela primeira vez, segundo Magda Barbosa, enfermeira chefe da equipe que acompanha a Carreta. “É um número bastante expressivo, ainda mais se levarmos em conta que podemos fazer apenas 60 exames por dia, ou seja, algo em torno de 180 durante os três dias aqui na cidade”, disse.dsc02085

Outro ponto destacado pela enfermeira é quantidade de pacientes que vão ficar sem atendimento. “Já temos uma fila de espera grande e eu acho que seria necessário pelo menos mais um três dias aqui, para conseguirmos suprir um pouco da demanda”, explicou Magda.

O grande número de pacientes é motivado pela ausência do aparelho na cidade e pela demora em conseguir um agendamento na Capital. Maria José Pires, de 53 anos, por exemplo, contou que mora em Bonito há 4 anos e que desde que mudou para cá, conseguiu fazer a mamografia apenas uma vez, mesmo já tendo uma suspeita de nódulo em seu histórico. “Em São Paulo eu fazia anualmente, mas aqui é muito difícil conseguir. A gente precisa ficar na fila de espera por mais de ano. Isso quando consegue”, explicou.

O prefeito eleito de Bonito, Odilson Soares (PSDB) fez uma visita à Carreta nesta tarde e se comprometeu a manter o projeto nos próximos anos. “A iniciativa do vereador João Antonio é muito importante e com certeza vamos dar continuidade. Nós também já estamos com um dialogo aberto com o secretário de Saúde do Estado, para trazer um mamógrafo para Bonito. Seria de fundamental importância e daria fim a essa grande demanda que temos hoje”, disse.

dsc02097A Carreta do Hospital do Câncer também realiza a coleta do preventivo em mulheres entre 25 e 65 anos. A previsão é de que pelo menos 300 exames desse tipo sejam realizados até o fim dos atendimentos.

Maria de Fátima, de 41 anos, que também foi fazer sua primeira mamografia, aproveitou a oportunidade para colher o material. “O preventivo a gente consegue fazer pelo município, mas como eu já havia marcado o exame da mama, aproveitei para fazer tudo de uma vez. A vinda da carreta para Bonito é muito significativa para nós mulheres, e esperamos que seja mantida”, afirmou.

A vinda da Carreta para Bonito foi uma iniciativa do vereador João Antonio, com apoio de alguns comerciantes e hotéis locais. Segundo ele, a ideia surgiu há 2 anos, quando passou por uma cidade onde o veículo estava instalado. “Infelizmente eu não tive apoio da Prefeitura e de nenhum setor do Poder Público, mas mesmo assim conseguimos trazer os atendimentos a Bonito, contando com a ajuda de alguns parceiros, como o Supermercado Formoso, que além de ceder o estacionamento, forneceu a energia e emprestou os banheiros”, finalizou o vereador.

Somados as mamografias e preventivos, a Carreta deve realizar cerca de 500 procedimentos até o final desta quinta-feira (20), quando se despede da cidade de Bonito.dsc02106

Os resultados devem ficar prontos em até 30 dias e entregues ao idealizador do projeto, que fica encarregado de entregar as pacientes. No caso de alterações no resultado, que indiquem algum sinal de doença ou precisem de nova avaliação, as pacientes serão contatadas pelo próprio hospital em até 20 dias e receberão as devidas orientações de como proceder.

Se o tumor for confirmado e for benigno, o tratamento é feito no próprio Hospital do Câncer de Campo Grande. Se caso o resultado for maligno, a paciente é encaminhada para o Hospital Alfredo Abrão, parceiro nesse projeto, ou para o Hospital de Barretos.

dsc02096

dsc02091