O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, será mais uma vez correalizador do carnaval de rua de Campo Grande. A parceria foi firmada com os blocos independentes de rua da Capital e toda a estrutura de som, luz, palco, banheiros, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão garantidos para os dias de folia.
Confira a programação:
Quinta (16 de fevereiro)
A partir das 16 horas, na Orla Ferroviária, entre a rua Laguna e Avenida Ernesto Geisel, o bloco Evoé Baco faz a sua concentração e desfile. Fundado por artistas de teatro, traz o cortejo cênico como momento chave do evento.
Sexta (17 de fevereiro)
O bloco Farofolia abre oficialmente os festejos na Esplanada ferroviária,com uma festa cheia de fantasias, serpentinas e muito glitter a partir das 15 hora. São esperadas pelo menos 3 mil pessoas.
Também na sexta, a partir das 15 horas, o Bloco do Reggae, traz todo o som contagiante desse estilo com as aparelhagens em frente à escultura do trem Maria Fumaça, na Avenida Mato Grosso.
Sábado (18 de fevereiro)
O Cordão Valu, um dos maiores blocos de rua do Estado, promete arrastar uma multidão na Esplanada Ferroviária ao som de samba, marchinhas e muito axé. A concentração começa às 15h e o desfile às 16h30.
Domingo e Segunda (19 e 20 de fevereiro)
O bloco Capivara Blasé espera cerca de 120 mil pessoas nos dois dias de desfile na Esplanada Ferroviária. O desfile começa às 15 horas.
No domingo o bloco Subaqueira da Bahia vai sair na praça Cuiabá, lá na Cabeça de Boi, no bairro Amambai. Começa às 15 horas.
Terça (21 de fevereiro)
Novamente o Cordão Valu leva agito de marchinhas e do carnaval tradicional para a Esplanada Ferroviária.
E para fechar o carnaval na Esplanada o Bloco Farofa Com Dendê faz seu cortejo e concentração na frente do Monumento do trem Maria Fumaça, pra finalizar o carnaval de rua de campo Grande com muito axé. A partir das 16h30.
Apoio ao Carnaval
Para o secretário da Setescc (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, o apoio do Governo do Estado aos blocos de rua é fundamental para a realização de um carnaval pleno. “A folia carnavalesca de rua é um dos aspectos mais importantes e autênticos do Carnaval popular. É nesses eventos que as pessoas tem a oportunidade de verdadeiramente brincar o Carnaval e que muitos aproveitam para gerar renda”, afirma.
O presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas frisa a importância da tradição do carnaval de rua em Campo Grande. “É muito importante para nós correalizarmos o carnaval de rua da Capital, entendemos que é uma multidão de pessoas que festejam e isso gera empregos, renda e já traz turistas pra cidade pra curtir esse momento, o governo não pode ficar fora desse movimento e a Fundação de Cultura quer cada vez mais fomentar, além do desfile das escolas de samba, os Blocos Independentes que já são tradicionais em nossa cidade e estado”.
O carnaval da Capital tem previsão de levar para as ruas e desfiles mais de 200 mil pessoas nos dias de folia. A prefeitura de Campo Grande também apoia os eventos.
Ana Ostapenko, Fundação de Cultura
Fotos: Daniel Reino/FCMS