24 de abril de 2024 - 09:55

Vereador propõe subsídios para melhoria dos ônibus na Capital

Em entrevista na estreia do programa Rádio Livre, da FM 104 e da TV Educativa, o presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão, fez uma análise do transporte público da Capital e as alternativas para melhorar a execução deste serviço público que tem sofrido críticas tanto de usuários quanto dos próprios parlamentares.

Carlão avalia que o poder público deve subsidiar uma maior parte dos custos do transporte, mantendo as gratuidades para estudantes, policiais e idosos, entre outros. Atualmente a Prefeitura repassa R$ 12 milhões ao ano para o consórcio que possui a concessão do serviço, além de isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Já o governo do Estado destina R$ 1,2 milhão mensais para o pagamento referente ao passe dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE).

Para ele, a manutenção das tarifa no patamar de R$ 5,15 só será possível com a ampliação desses valores, que dependem de articulação com a nova gestão estadual e da melhoria do quadro econômico na Prefeitura. Porém, segundo o parlamentar, é necessário cobrar contrapartida imediata, como renovação de frota e reforma de terminais.

Durante o bate papo com o jornalistas Joel Silva e Thiago Frison, Carlão comentou também sobre os novos terminais construídos na Rua Rui Barbosa, que alteraram o tráfego de carros e ônibus. Para o vereador, os pontos são “perigosos” e foram construídos como uma imposição orçamentária: o repasse só poderia ser feito a partir da execução plena do projeto arquitetônico e urbanístico previamente aprovado, que para ele foi equivocado por não ouvir comerciantes e moradores.

Confira todos os detalhes na entrevista do dia do Rádio Livre:

Rádio Livre

O mais novo programa da Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa leva dinamismo e vivacidade para as manhãs de Mato Grosso do Sul. Das 6h30 às 9 horas, um universo de informação, debate e entretenimento para ouvintes, telespectadores e internautas. Tudo ao vivo.

O Rádio Livre, apresentado pelo jornalista Joel Silva, com reportagens de Daniela Nahas, Zilda Vieira e Thiago Frison, edição de Maristela Cantadori e Heloísa Mandetta, mantém o padrão e a credibilidade de produção da Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel). Reportagens especiais e a informação ágil do rádio em um formato especial, que fala ao ouvinte, direto ao ponto.

Além das notícias, o Rádio Livre contará com entrevistas, debates, entretenimento, esportes, enquetes e prêmios em uma proposta que une o melhor da radiodifusão, da TV e da linguagem das redes sociais.

E o primeiro programa completo também já está no ar. Confira aqui.