20 de abril de 2024 - 00:59

Caravana termina no domingo e deixa diagnóstico da saúde pública de MS

A Caravana da Saúde encerra as atividades no pavilhão Albano Franco, em Campo Grande, no domingo (29). Segundo o coordenador Marcelo Henrique de Mello, a ação em 11 microrregiões do estado deixou o diagnóstico da Saúde de Mato Grosso do Sul.

Apesar do encerramento, alguns atendimentos vão continuar a partir do dia 6 de junho no Hospital Regional da capital sul-mato-grossense. O objetivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é zerar as filas de espera.

Com a Caravana, foi possível fazer um mapeamento dos principais problemas na saúde pública do estado. De acordo com Marcelo Mello, o diagnóstico vai ajudar a nortear os investimentos no setor de maneira mais efetiva.

A expansão de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) em vários municípios, a construção de um centro de reabilitação no Hospital Regional e a implantação de um sistema modernizado de regulação das vagas dos hospitais estão entre as medidas já em fase de implantação.

Segundo o coordenador, estão previstas outras ações pontuais como a abertura de mais três centros de atendimento especializados em oftalmologia no estado, a ampliação da oferta de eletivas em Três Lagoas e a construção de um centro de ortopedia de alta complexidade na capital.

Atendimentos
Segundo o governo do estado, até sexta-feira (27), foram feitas 9,6 mil cirurgias de oftalmológicas só na capital. No estado, foram mais de 30 mil cirurgias realizadas desde o início da ação em 2015. Cerca de 600 cirurgias estão sendo realizadas por dia, incluindo 1,6 mil consultas diárias.

A partir do dia 6 de junho, será montada uma estrutura anexa no pátio do Hospital Regional para dar sequência a alguns atendimentos. Enquanto isso, o pós-operatório aos pacientes submetidos à cirurgia de catarata será realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Parque dos Poderes.