plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 18:15

Pacientes não escondem a alegria pela oportunidade de enxergar melhor

As primeiras cirurgias oftalmológicas da Caravana da Saúde, etapa da microrregião de Campo Grande, começaram a ser executadas nesta quinta-feira (12). Centenas de pacientes ocupam o complexo montado no Centro de Convenções Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso, onde acontece os atendimentos. Alguns deles chegaram bem cedo, como o piloto aposentado da Aeronáutica, Celeido Gonçalves de Freitas, de 78 anos.

JBC_5622
Celeido Gonçalves de Freitas, 78 anos, operou a catarata do olho esquerdo

“Preferi as primeiras horas do dia, às 3h, mesmo já tendo o agendamento”. A ansiedade revelada na fala do aposentado é reflexo da vontade de ter “o problema na vista” resolvido. Celeido enxerga mal dos olhos há mais de três anos, e preferiu ficar assim depois de uma cirurgia malsucedida feita na rede particular. “Estourou minha retina”, contou. Mas o sentimento de desconfiança acabou quando a Caravana da Saúde surgiu.

“Venho acompanhando a Caravana há algum tempo, desde Jardim. Só ouvi notícia boa e consegui confiar para fazer a cirurgia da catarata do olho esquerdo. O atendimento foi rápido, desde a consulta que fiz no primeiro dia [terça-feira (10)] até hoje”, garantiu. Depois de passar pela cirurgia, o piloto aposentado contou que a maior vontade é renovar a carteira de habilitação. “É o próximo passo”.

JBC_5605
José Neto Barbosa, 65, comemorou a execução da cirurgia pela Caravana

Assim como Celeido, outros pacientes fizeram cirurgias de cataratas. Até às 10h eram 180 pessoas. O aposentado José Neto Barbosa, 65, é um deles. “Era ruim minha visão. Fui ao médico há quatro meses e descobri que tinha a catarata. Sabendo da Caravana, vim consultar e consegui a operação, que para mim é motivo de felicidade porque eu não tinha condições de pagar”, explicou.

Também aposentada, Adi Mendes Raimunda, 65, era só felicidade depois de descer do centro cirúrgico. “Tô feliz porque coloquei fim a um ano e quatro meses de espera”. Ela que tinha a visão escura, coceira e excesso de lágrima no olhos esquerdo, por causa da catarata, está contente com a nova fase da vida. “Quero aprender a costurar pra ocupar meu tempo, já que trabalhei minha vida inteira para cuidar dos meus nove filhos”, confessou.

JBC_5677
Adi Mendes Raimunda, 65, disse que vai aprender a costurar depois da cirurgia

Os Centros Cirúrgicos onde as cirurgias oftalmológicas são realizadas foram montados em duas carretas. Cada uma tem seis mesas de cirúrgicas, onde acontecem as operações, de forma simultânea. “Ouvi dizer que é rápido, simples. O médico coloca uma injeção no olho, faz um clique e está pronto”, explicou, de forma simpática e simples, o aposentado Heitor Chaves, 72, que aguardava para fazer a operação. Ele ficou sabendo da Caravana pelos vizinhos e decidiu procurar ajuda para melhorar a visão. “Nunca quis procurar o SUS porque sei que é muito devagar, e isso desanima”, contou.

JBC_5800-672x372Depois da cirurgia oftalmológica, de catarata, pterígio ou yag, o paciente recebe orientações para aplicação do medicamento e recebe encaminhamento para o pós-cirúrgico, onde é feita uma revisão da operação e, se for o caso, encaminhamento para cirurgia no outro olho.

Heitor Chaves, 72, era só ansiedade antes da cirurgia de catarata

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Jessica Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *