23 de abril de 2024 - 10:45

Caravana da Saúde encerra consultas oftalmológicas neste sábado, mas segue com cirurgias agendadas

Depois de estender as atividades para o Hospital Regional, em Campo Grande, a Caravana da Saúde encerará, neste sábado (11), as consultas e exames oftalmológicos. A partir desta data serão realizadas apenas as cirurgias já agendadas.  O governador Reinaldo Azambuja esteve na manhã desta sexta-feira (10) no Regional, onde cumprimentou pacientes e recebeu os números atualizados da Caravana.

A expectativa é finalizar as consultas oftalmológicas da última edição da Caravana atingindo a marca de 34 mil pessoas, quase cinco mil delas atendidas só no Hospital Regional.

Dos números de consultas para as cirurgias de oftalmo, os dados mostram a real necessidade da população. Só em Campo Grande, a Caravana da Saúde realizou cerca de 17 mil cirurgias de catarata, incluindo os procedimentos feitos no Regional, onde quase 5 mil pessoas deverão passar pela cirurgia.

Apesar do fim das consultas e exames de vista, pacientes que tiveram agendadas cirurgias de oftalmologia e cirurgias de especialidades, como ortopedia, continuarão sendo atendidos até que todos passem pelos procedimentos.

Caravana (2)

Caravana

A 11° e última edição do maior programa de reestruturação do sistema de saúde de Mato Grosso do Sul, a Caravana da Saúde, chegou à Capital no dia 14 de maio, no Centro de Convenções Albano Franco, depois de percorrer outras 10 microrregiões. No dia 29 encerrou as atividades no Albano, mas estendeu o atendimento oftalmológico para o Hospital Regional, já que a demanda ainda era grande. Mas quem passou pelo  Centro de Convenções conseguiu receber diversos outros tipos de atendimento de demanda espontânea, como consultas dermatológicas e exames de mamografia.

Como o objetivo da Caravana era de acabar com as filas de espera, foram oferecidas ainda, em todas as suas edições, consultas médicas em diversas especialidades como ortopedia, reumatologia e neurologia. Pacientes que há anos esperavam na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) dos municípios foram atendidos. Além dessas consultas de especialidades, o programa também realizou cirurgias em ginecologia, ortopedia e vascular; muitas dessas cirurgias continuam sendo realizadas nas unidades hospitalares de todo Estado, incluindo São Gabriel do Oeste e Sidrolândia  na etapa da Capital.

Em todas as edições da Caravana já são quase 500 mil procedimentos oftalmológicos, 100 mil consultas de diversas especialidades, incluindo mais de 34 mil oftalmológicas, e mais de 35 mil cirurgias de oftalmo.

Governador

O Governador Reinaldo Azambuja, acompanhado do secretário de estado de Saúde, Nelson Tavares, e do coordenador da Caravana, Marcelo Mello, visitou na manhã desta sexta-feira (10) as carretas oftalmológicas montadas no Hospital Regional. No local, cumprimentou pacientes e recebeu os números atualizados da Caravana.

Texto: Luciana Brazil e Jefferson Gonçalves. Foto: Chico Ribeiro.