19 de abril de 2024 - 09:51

Caravana começa a atender no Hospital Regional e expectativa é realizar 300 cirurgias por dia

Campo Grande (MS) – Com mais de mil atendimentos oftalmológicos diários, a Caravana da Saúde chegou ao Hospital Regional, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Serão realizadas 300 cirurgias e 800 consultas diariamente.  Além das carretas de oftalmo, serão oferecidos no Regional os exames de endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e eletroneuromiografia para as pacientes que aguardavam na fila do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) do município.

Com 100 anos, Isaura Lemos de Oliveira esperou por mais de 20 anos uma cirurgia de catarata.  “Eu não consegui ir ao Albano Franco e agora vim aqui. Estou muito contente porque passei anos sem enxergar e sei que vou voltar a ver. Eu vejo tudo escuro, não tem luz”, disse ela.

A ampliação dos atendimentos da Caravana da Saúde foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja após verificar que havia uma demanda maior  do que a expectativa prevista pela Caravana. “A decisão da ampliação da Caravana para o Hospital Regional partiu do governador após avaliar junto aos municípios que a verdadeira demanda estava além do previsto inicialmente e o atendimento das carretas oftalmológicas permanece nos mesmos moldes”.

No entanto, as consultas e exames oftalmológicos acontecerão somente até o dia 11 de junho, juntamente com as cirurgias. Após essa data, serão realizadas apenas as cirurgias agendadas.

Além das demandas oftalmológicas (consultas, exames e cirurgias), serão realizados exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia e ultrassonografia, nestes casos oferecidos a pacientes que aguardam na fila do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).

Edições

A Caravana da Saúde em Campo Grande alcançou o índice de mais 30 mil cirurgias oftalmológicas passando pelas 11 microrregiões do Estado. Além das cirurgias de oftalmo, a Caravana já realizou cerca de 20 mil cirurgias eletivas, quase  500 mil procedimentos e mais de 100 mil consultas.