19 de abril de 2024 - 23:29

Campus Campo Grande do IFMS completa 10 anos com novos desafios

Janeiro de 2021 marcou o aniversário de 10 anos de seis campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao iniciar uma nova década de existência, eles se juntam ao Campus Nova Andradina, primeiro da instituição a entrar em funcionamento, no ano de 2010 e atualmente completando 11 anos.
As unidades do Instituto em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas foram autorizadas a funcionar por meio de uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no dia 31 de janeiro de 2011. A publicação oficializou o início da oferta de cursos técnicos integrados nos respectivos municípios. Posteriormente, os campi também passaram a oferecer outros cursos técnicos, de graduação, de qualificação profissional, idiomas e especialização.

O aniversário consolida a presença da instituição nas regiões em que as unidades se encontram, contribuindo para o atendimento das demandas locais. Também abre a perspectiva para novos desafios, buscando atender a missão da instituição que é de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, voltada a formar profissionais humanistas e inovadores.

“O IFMS já completou 12 anos e, neste período, com a criação dos campi, uma a uma, as regiões do Estado receberam oportunidades novas. A instituição trouxe um novo jeito de pensar a educação profissional para Mato Grosso do Sul, com inovação e preocupação com a formação integral do estudante. Além disso, a pesquisa científica ganhou mais importância com os trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes e professores”, explica a reitora, Elaine Cassiano.

Olhar para o futuro  Ao comemorar o primeiro decênio de existência, os campi planejam a próxima década de atividades e contribuições para a expansão da ciência e da formação integral em Mato Grosso do Sul.

Na Capital do MS, onde também fica a reitoria da instituição, o Campus Campo Grande possui 9 municípios em sua área de abrangência. A população total da região passa de um milhão de habitantes. São ofertados quatro cursos técnicos (integrados e subsequentes), três de graduação, uma especialização e o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, promovido em rede junto ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O foco de atuação é nos eixos tecnológicos Informação & Comunicação e Controles & Processos Industriais.

A unidade do Instituto na maior cidade do Estado possui mais de 8 mil metros de área construída, que abriga laboratórios, salas de aula e administrativas, permitindo também a realização de atividades voltadas para práticas esportivas e culturais, desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e ideias inovadoras, além dos cursos ofertados.

“Nosso campus tem proporcionado significativos avanços na Educação Profissional e Tecnológica para a Capital e região ao longo dos últimos 10 anos. Os cursos oferecidos estão alinhados aos arranjos produtivos locais, e com isso devolvemos à comunidade centenas de profissionais preparados para o mundo do trabalho, fazendo jus a nossa missão”, comenta o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejhayr Lopes Júnior.

Ao imaginar a próxima década, ele mira a importância de se ampliar a estrutura física da unidade. “Temos ainda o grande desafio no que tange à infraestrutura e é nessa frente que iremos trabalhar, buscando aumentar nossos espaços de salas de aula, para ofertarmos mais cursos e vagas. Precisamos crescer com novos blocos, refeitório, quadra coberta e demais obras”.

Unidades – Além dos campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o IFMS também possui campi em Dourados, Jardim e Naviraí, que entraram em funcionamento posteriormente e também oferecem cursos técnicos, de graduação e especialização, além dos de idiomas, qualificação e a distância.

Mais informações sobre a implantação dos campi estão disponíveis na página História do IFMS.

Dez anos do IFMS  A instituição foi criada no dia 29 de dezembro de 2008, data de publicação da Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFMS completou dez anos de criação em 2018 e uma série de eventos marcou a data.

Foram realizadas homenagens a ex-gestores, jovens que se formaram no Instituto Federal e parceiros públicos e privados. Além disso, o o IFMS foi o vencedor do concurso para a escolha do selo comemorativo dos 10 anos dos Institutos Federais, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Texto originalmente publicado emhttps://www.ifms.edu.br/noticias/2021/campi-do-ifms-iniciam-nova-decada-olhando-para-o-futuro