Campo Grande recebe neste fim de semana (30 de abril a 1º de maio) o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV. As lutas acontecem no ginásio Guanandizão em nove categorias de peso: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado, nos gêneros feminino e masculino.
Para as classes sub-13 e sub-15, as disputas são classificatórias para a final do Brasileiro, que acontecerá em Curitiba (PR), nos dias 15 e 16 de outubro. Já na sub-18, sub-21 e sênior, as lutas valem pontos para o ranking nacional.
Participarão judocas do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. No total, 686 atletas (396 no masculino e 290 no feminino) estarão nos tatames. Destes, 175 são sul-mato-grossenses, que serão maioria na competição. Com 156 atletas, o Distrito Federal tem a segunda maior delegação e o Mato Grosso a terceira, com 150 judocas.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação Estadual de Judô (FJMS) e apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Confira mais na reportagem de Daniela Nahas: