Depois da pandemia, que mudou o preço das commodities mundialmente, o preço da carne nos açougues e mercados subiu, o que fez todos os consumidores do produto sentirem no bolso. Porém, desde janeiro desse ano, a queda acumulada chega a 35%, e o valor da arroba do boi gordo continua sendo pressionado para baixo.
Para estimular que os preços mais convidativos alcancem de fato o consumidor final a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) prepara a campanha “Pesquise preço e pague menos pela carne”. A meta é fazer com que a procura por melhores preços estimule a queda e amplie o consumo, naturalizando a relação oferta e procura.
De acordo com a Acrissul, na comparação entre 2023 e o ano passado, o abate de bovinos no Brasil cresceu significativos 25%, sendo que 70% da proteína fica no mercado interno. Para a entidade, há carne no mercado, os frigoríficos continuam abatendo bem, pagando menos para o pecuarista, mas o preço menor não beneficia o consumidor.
Entenda o impacto do preço da carne na reportagem de Thiago Frison ao Jornal da Educativa: