Campanha anual de vacinação contra a gripe entre os colaboradores do setor industrial sul-mato-grossense irá imunizar até 22,5 mil trabalhadores com a vacina tetravalente, que previne contra as principais variantes do vírus influenza, entre elas a H1N1 e a H3N2.
O projeto, executado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, busca atender este ano até 60 empresas nos próximos três meses. Ao receber o imunizante, o trabalhador fica protegido de complicações graves e internações.
Vacinação no país – De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início em 4 de abril e prevê a distribuição de aproximadamente 78 milhões de doses em todo o país. O dia nacional de mobilização nos postos de saúde está programado 30 de abril.
Na primeira etapa da campanha, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Já na segunda etapa, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos originários; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; funcionários das forças de segurança, salvamentos e Forças Armadas; trabalhadores de transporte coletivo; jovens sob medidas socioeducativas; e população carcerária.
Confira os detalhes na reportagem de Zilda Vieira: