O mês que está associado às festas de fim de ano, férias e viagens também é época de aumento de abandono de animais de estimação. Mas uma campanha, realizada nacionalmente há cinco anos, busca conscientizar sobre este problema.
O Dezembro Verde tem a intenção de alertar a população sobre as consequências e o enfrentamento aos maus-tratos de animais de estimação. E, principalmente, informar e incentivar a guarda responsável.
Ou seja, antes de adotar ou adquirir um bichinho de estimação, o tutor deve avaliar os deveres para promover o bem-estar do pet, garantindo sua saúde e integridade física.
Entre o abandono e o cuidado de novos tutores, dezenas de entidades da Capital atuam em benefício dos bichinhos de estimação deixados nas ruas. Esse trabalho de dedicação esbarra na falta de recursos e na extrema dedicação de tempo que ele demanda. Ação de amor que envolve uma rede grande de “salvadores”.
Crime
A Lei Federal 14.064 de 2020 aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, que passou a ser reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda. A pena pode ser aumentada em até um terço se o animal morrer.
Vale lembrar que maus-tratos a animais de qualquer espécie, seja doméstico, domesticado, silvestre ou exótico, devem ser denunciados em qualquer delegacia de polícia.
O Ministério Público tem a autoridade para propor ação contra aqueles que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também pode ser acionado, por meio da Linha Verde.
Como ajudar
Além de denunciar casos de maus-tratos, é possível auxiliar os animais de estimação colaborando com organizações sociais e na posse responsável de bichinhos resgatados.
Uma delas é a Cão Feliz, de Campo Grande, que conta com mais de 150 animais resgatados. Atualmente, 50 bichinhos estão na entidade recebendo todo o cuidado e o carinho necessário.
Para saber mais e colaborar basta acessar aqui a página da Cão Feliz.
Confira mais na reportagem especial de Letícia Schefler para a Rede Educativa: