20 de abril de 2024 - 01:04

Campanha Agosto Alaranjado busca prevenir e combater incêndios na Capital

Em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, Giansante alertou para riscos e punições pela prática de queimadas urbanas. (Foto: Humberto Marques)

Diminuir a incidência de incêndios nesta época do ano por meio de monitoramento, prevenção e combate das queimadas no município. A meta foi estabelecida pelos organizadores da Campanha Agosto Alaranjado, que traz o slogan: “Queimar é Crime! Diga Não às Queimadas Urbanas”. A iniciativa é da prefeitura Municipal de Campo Grande e do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos.

O assunto foi tema da entrevista de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, da FM 104.7 Educativa. O Diretor de Planejamento Ambiental da Planurb (Agência Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Urbano), Rodrigo Giansante, informou que as regiões com maior incidência de incêndios na cidade são a do Segredo, Bandeira e Anhanduizinho.

“Em 2017 o Corpo de Bombeiros registrou 1.997 notificações de queimada em Campo Grande. De janeiro a julho deste ano  o órgão apontou 1.208 ocorrências de incêndio, principalmente na região do Bandeira, seguida do Segredo e Anhanduizinho”, disse Giansante.

A Campanha preventiva está na 2ª edição e apresenta objetivos bem definidos. “Queremos conscientizar a população para os danos provocados pelos incêndios, além de ampliar suas ações para os distritos de Anhanduí e Rochedinho. As queimadas ocasionam perdas de vegetação, problemas de saúde nas pessoas, além de risco de vida para os animais e os seres humanos”, enfatizou o gestor de Planejamento Ambiental da prefeitura.

Giansante assinalou a importância de incentivar a denúncia e informar a população sobre os aspectos prejudiciais dos incêndios, e a punição que a infração acarreta. “A multa chega a cinco mil reais para quem provoca queimadas. Os telefones para denúncia são 156 (prefeitura) e  193  (Corpo de Bombeiros)”.

Ações previstas para a Campanha Agosto Alaranjado – Palestras educativas nas escolas, instituições públicas e privadas, conselhos regionais, nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, e nos conselhos gestores das áreas de proteção ambiental do Guariroba, Lageado e Ceroula. Também serão feitas blitz ambientais nas áreas onde ocorrem mais focos de incêndio.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e apresentação de Diana Gaúna, Anderson Barão e Bosco Martins, o Bom Dia Campo Grande vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, pela FM 104.7 Educativa. O programa pode ser acompanhado também pelo Portal da Educativa, na aba Ouça a Rpadio. O ouvinte pode interagir pelo WhatsApp (67) 99333-1047 e pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com