O calorão que “estacionou” no Estado desde meados de setembro, com temperaturas que ultrapassam diariamente os 35ºC, incomoda muita gente. E faz sofrer também os animais de estimação. Para eles, a combinação de alta temperatura com baixa umidade relativa do ar abre espaço para doenças e mal estar. Assim como nos donos.
Por isso é importante manter cuidados que garantam bem estar aos bichinhos nestes dias quentes e abafados. Algumas raças requerem mais atenção, como os cães de focinhos curtos, já que os animais também usam a respiração para controle da temperatura interna.
É necessário escolher os horários menos quentes do dia para passeios, como começo da manhã ou fim da tarde, estar sempre à sombra e manter abastecida de água limpa a vasilha. As tosas radicais, em alguns casos, não são recomendadas, já que em algumas raças os pelos servem como isolantes térmicos. E claro, ficar de olho no comportamento do animal. Quando desidratados, cães e gatos ficam ofegantes, quietos e com aparência cansada.
Confira mais sobre o cuidados com os bichos de estimação neste calorão na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa: