plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 21:43

Café Filosófico discute a Filosofia como sabedoria para exercício da vida nesta quinta

Café Filosófico discute “A filosofia como exercício para a sabedoria da vida”. (foto: divulgação)

Nesta quinta (29/08), a partir das 19h no Sesc Cultura o Árvore-ser realiza o Café Filosófico com o tema “A filosofia como exercício para a sabedoria da vida”  mediado pelo Prof. Dr. Ronaldo Amaral, Doutor em História Social – Idade Média e Cristianismo – (Unesp) e pós-doutor em Filosofia tardo-antiga (PUC-SP). É professor do curso de Filosofia da UFMS nas disciplinas de Filosofia Antiga e Medieval.

A filosofia na antiguidade, notadamente a partir do período helenístico e romano, era muito diferente do que concebemos hoje na medida em que era menos um exercício puramente intelectual, escolar ou acadêmico, do que um conhecimento que buscava a formação do homem para o bem viver, para a felicidade. Buscando conhecer-se a si mesmo, investigando as condições, os processos e mesmo as contradições do verdadeiro eu que residia na alma, o filósofo tendia mais a uma sabedoria para a vida do que as teorias puras.

Assim, a partir de um exercício de auto compreensão da natureza e das condições do seu verdadeiro eu ou da alma, descobriria o próprio lugar no qual se originariam e se estabeleceriam os verdadeiros bens e seus parâmetros para uma vida feliz. Neste sentido, os bens e os valores próprios da existência exterior, que a maioria das pessoas acreditam serem os verdadeiros responsáveis pela felicidade, seriam revelados não só como falsos, mas também como enganosos e passíveis de redundar mais em sofrimentos do que em alegria.

O indivíduo, portanto, deve vigiar e ajuizar as impressões que recebe em seu espírito a partir do mundo exterior, estabelecendo inclusive o que é um bem ou um mal segundo a razão; livrando-se dos falsos valores, deve aceitar e cultivar os bens verdadeiros que não são outros do que aqueles que são próprios ou confirmados pelas virtudes. Nos apropriando assim da sabedoria dos pensadores antigos, vamos propor uma reflexão e alguns exercícios a partir de nossa experiência contemporânea que nos ajudem igualmente a compreender o que é a felicidade ou o bem viver, como e onde buscá-la, em nós e a partir de nós. Se a felicidade é um estado de espírito, a própria existência é uma condição sua e de sua própria existência.

O Café Filosófico é um espaço para discussão de temas pertinentes à sociedade contemporânea, sempre com especialistas convidados para conduzirem a conversa. Os encontros se desenvolvem em torno das coisas que não se fala mais, isto é, daquilo que se perdeu porque se tornou habitual, aquilo que está sobreposto em nossa realidade e não mais nos causa espanto. O seu objetivo é aproximar a sociedade dos debates filosóficos.

Árvore-ser é uma produtora independente de conteúdos com foco na difusão da arte e cultura sul-mato-grossenses. Prezando a alta qualidade, de produção e de conteúdo, aliada ao baixo custo das entradas, garantindo amplo acesso a suas produções, Árvore-ser oferece um ambiente agradável e descontraído ao público, ao mesmo tempo que provoca reflexões críticas e aprofundadas.

Serviço –

Data: 29 de agosto (quinta) Horário: 19 horas Local: Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, 2270 – Centro) Entrada gratuita (ingressos distribuídos 1h antes do evento). Mais informações: (67) 9 9827-2323 instagram: @arvore.ser | facebook.com/arvoresendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *