plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 08:38

Caetano Veloso é O Dono da Música dessa sexta

Caetano Veloso no começo da carreira. (foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (26/04), a partir das 22h,  as composições de Caetano Veloso tomam as ondas da Educativa 104.7 FM no programa Os Donos da Música com Marta Maria.

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro, na Bahia, no dia 7 de agosto de 1942. Com mais de cinco décadas de carreira, Caetano Veloso é um dos maiores nomes da música brasileira. Apesar de já dominar o violão desde os anos 1960, Caetano começou a carreira musical em 1965 ao lançar o compacto “Cavaleiro / Samba em Paz”.

Nessa época Caetano se apresentava com a irmã mais nova, Maria Bethânia, no Rio de Janeiro, quando acabou conhecendo nos festivais seus futuros parceiros musicais como Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé. Em 1967 Caetano lançou o LP “Domingo” com Gal Costa e começou o Tropicalismo, uma nova proposta de se produzir música e se apresentar ao lançar com outros artistas o álbum “Tropicália”.

Em 1968, com o endurecimento do regime militar no Brasil, Caetano compôs o hino “É Proibido Proibir”, que foi desclassificado e amplamente vaiado durante o III Festival Internacional da Canção. Em 1969, foi preso pelo regime militar e partiu para exílio político em Londres, onde lançou o disco “Caetano Veloso” (1971), disco com temática melancólica e com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil.

Em 1972 Caetano retornou ao Brasil lançando seu disco “Transa”, um experimento com compassos de reggae. Em 1976, Caetano reuniu Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia para formar os “Doces Bárbaros”, grupo influenciado pela temática hippie dos anos 1970, lançando um disco, “Doces Bárbaros”, e saindo em turnê pelo Brasil.

Na década de 1980, Caetano se aproximou do Rock Nacional e produziu o disco “Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô”, em 1986, participou de um programa de televisão com Chico Buarque. Na década de 1990, escreveu o livro “Verdade Tropical” (1997) e lançou o disco “Livro” (1998).

Em 2000 ganhou o Prêmio Grammy na categoria World Music. Com o disco “A Foreign Sound”, cantou clássicos norte-americanos. Em 2006, lançou o álbum “Cê”, fruto de sua experimentação com o rock e o underground. Unindo estes gêneros ao samba, “Zii e Zie”, de 2009, manteve a parceria com a Banda Cê, que encerrou-se no disco “Abraçaço”, de 2012.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *