Bruaca é um projeto de negócio socioambiental para venda de produtos e artesanato das comunidades tradicionais do Pantanal. Surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado em Estudos Culturais, desenvolvida por Denise Silva.
O modelo de negócio é baseado em uma cesta de bens e serviços, a partir de uma curadoria do patrimônio cultural, material e imaterial, das comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas do Pantanal. Isto inclui produtos, artesanato e uma rede de turismo de base comunitária.
O foco está em peças como cestos de taboa, carandá, aguapé e taquara, cerâmica Terena, Kadiwéu e Kinikinau, chaveiros de osso no formato de animais do Pantanal, pulseiras de faixa pantaneira, castanha de baru, mel e chocolate Angi com guavira.
Cerca de 40 artesãos indígenas, assentados e ribeirinhos, já estão envolvidos no projeto, a maioria mulheres. São 29 comunidades representadas, 14 delas de Miranda, mas também de Corumbá, Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Porto Murtinho, Bodoquena, Jardim, Rio Verde, Campo Grande e até do Parque Indígena do Xingu.
Entenda mais sobre este negócio que fomenta a arte e a geração de renda na reportagem de Letícia Schefler ao Jornal da Educativa:
Com informações de Maristela Cantadori, Fundect