plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 12:00

Brincadeiras, literatura e diversão: Carnateca leva folia para crianças na Biblioteca Isaías Paim

Com diversas atividades lúdicas, oficinas de criação e histórias, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no dia 24 de fevereiro (sexta-feira) o projeto Carnateca, pensado para aproximar as crianças da literatura com muito entretenimento.

A programação do evento aborda a festa a favor da experimentação e da comunicação, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. O Carnaval, festa típica e rica em sua cultura, favorece a socialização pela música, dança e diversidade.

As crianças irão elaborar máscaras com diversos materiais e realizarão um baile ao som de marchinhas usando suas próprias criações. Também participarão de oficina de frevo, onde conhecerão a história desta dança genuinamente brasileira.

Estão previstas também brincadeiras tradicionais: Na “Arranje um Par”, as crianças formarão pares, com exceção de um participante, que ficará sozinho. Elas devem correr e a um sinal combinado largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.

Na “Dança da Cadeira”, as crianças farão uma roda ao som das marchinhas. Quando a música parar, todos devem se sentar. Quem não conseguir é eliminado. A cada rodada tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última.

Na brincadeira de “Para a Bola”, as crianças ficarão sentadas em círculo. Ao som da música a bola será passada. Quando a marchinha parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.

Além das brincadeiras e das danças, o Carnateca também irá oferecer para as crianças Contos de Carnaval. São histórias de folia que irão favorecer a leitura, a criatividade e imaginação dos pequenos. Após as contações, elas criarão uma dramatização com as historinhas lidas.

Acervo / Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim
O projeto – Fruto de um olhar especial para o público infantil, o Carnateca aproxima as crianças do espaço bibliotecário de uma forma divertida festiva e criativa, desenvolvendo os diferentes sentidos.

“Queremos estimular este encontro com a Biblioteca. As atividades lúdicas estimulam a compreensão do Carnaval como cultura e é uma forma rica de ludicidade. Todas as tarefas foram idealizadas para desenvolver a linguagem por meio de leituras, trabalhando o raciocínio, a coordenação motora e o físico”, explica a coordenadora da Biblioteca Isaías Paim, Eleuzina Crisanto.

As crianças farão atividades orientadas pelos funcionários e estagiários da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, com múltiplas experiências em cultura e arte-educação.

Carnaval – Muitas festas podem ter dado origem a celebração mais popular do Brasil. Embora sejamos conhecidos como o “país do Carnaval”, não somos os únicos a comemorá-lo. Entre as mais animadas do mundo estão as festividades de Veneza (Itália), de Nice (França) e Nova Orleans (EUA).

Desembarcou trazido pelos portugueses. A brincadeira era atirar água, farinha, ovos e tinta entre as pessoas, anos depois substituídos por confetes e serpentinas. As fantasias são provenientes de personagens do teatro popular de comédia italiano dos séculos XVI ao XVIII, incorporando a colombina, o pierrô, o Rei Momo e o Arlequim a nossa cultura.

Serviço: O Carnateca acontece dia 24 de fevereiro (sexta-feira), às 14 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. As inscrições podem ser feitas de modo presencial ou pelos telefones (67) 3316-9175 e 3316-9161.

A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º Andar, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.

As crianças devem participar do Carnateca usando roupas confortáveis e que possibilitem exercícios. Haverá ainda um intervalo para o lanche, que devem ser encaminhados de casa pelos pais ou responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *