plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 04:14

Brasil não atinge meta de cobertura vacinal de crianças

O Brasil ainda não atingiu a meta de cobertura vacinal para a maioria dos imunizantes do calendário básico infantil em 2022. Análise do Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz aponta que a vacina BCG é a única do calendário infantil que já bateu a meta de cobertura neste ano no país. 90% dos bebês menores de um ano foram vacinados com o imunizante que previne formas graves de tuberculose.

(Tomaz Silva/Agência Brasil)

O cenário mais grave é registrado entre as vacinas aplicadas após o aniversário de um ano, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetra viral (que inclui também a primeira dose da varicela) e a hepatite A. Todas estão com cobertura inferior a 50% da população-alvo.

O levantamento foi feito com base nos dados disponíveis até 28 de novembro. Duas de cada três crianças no Brasil não completaram a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola ao longo do segundo ano de vida.

Já a cobertura dos imunizantes previstos no calendário para bebês menores de um ano ficou abaixo da meta em todos os casos, mas os registros, de acordo com o Observa Infância, indicam maior adesão à vacinação nessa faixa etária.

O Ministério da Saúde informou em nota que acompanha com atenção as coberturas vacinais em todo o país e segue priorizando a vacinação como estratégia de prevenção às doenças. A nota diz ainda que a pasta presta apoio aos estados nas ações de incentivo à vacinação e que todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde.

Saiba mais na reportagem de Fabiana Sampaio da Radio Agência Nacional para o MS no Rádio:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *