plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 18:42

Bonito vai debater importância da Guavira em audiência pública na próxima semana

Guavira é muito utilizada na composição de bebidas

No nome da canção, do festival ou da premiação a escritores que se destacam no cenário de Mato Grosso do Sul, a Guavira agora também pode se tornar fruto de símbolo do Estado. Por sua relevância e até potencial econômico, a frutinha, que antes floresce delicada ainda na época de estiagem, terá sua importância debatida em audiência pública na cidade de Bonito (MS).

A proposta apresentada pela Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Renato Câmara, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Bonito é debater o fortalecimento e preservação dos guavirais e o aproveitamento comercial do fruto pela agricultura familiar.

A audiência será realizará no dia 15 de setembro às 08h30 no plenário “Tetê Faria”. Na cidade, a fruta é utilizada na composição de pratos tradicionais, sorvetes, picolés, drinques e os mais antigos até utilizam a guavira para fins medicinais. Tamanha sua importância e tradição, a guavira já conquistou o privilégio de ter um festival em sua homenagem.

Geralmente realizado em novembro, época de colheita da fruta, o Festival da Guavira de Bonito é uma mistura de cultura e gastronomia. Além da variedade de pratos feitos com base na fruta, o festival ainda agrega música tradicional e exposição do artesanato local.

Com a diminuição dos guavirais em decorrência da expansão da pecuária, das lavouras e do crescimento populacional, especialistas acreditam que a melhor maneira de conservar a planta é viabilizar o seu cultivo do ponto de vista econômico, para consumo próprio e para comercialização.

Projeto de lei

O Projeto de Lei nº 155/2017 apresentado pelo deputado Renato Câmara (PSDB) no dia 08 de agosto propõe que a Guavira seja reconhecida como fruta símbolo de MS e que sua imagem seja inclusa nas divulgações turística do Estado.

A proposta já passou pelo parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora segue para plenário e sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Flor da Guavira – Helena Meirelles

Reconhecida em Mato Grosso do Sul pelas músicas que expressão as raízes e a cultura da região, Helena Meirell foi uma violeira, cantora e compositora brasileira famosa por seu talento com viola caipira.

A música Flor de Guavira foi inspirada na frutinha comum entre os pastos do Estado, por onde Helena foi criada.

Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul

O prêmio contempla as categorias Literatura Infantil e ou Juvenil, Romance, Conto e Poesia. Neste anos serão premiadas quatro obras literárias escritas em língua portuguesa, produzidas no período de 2015 a 2016 e que tenham registro no ISBN (International Standard Book Number). As inscrições foram encerradas nesta terça-feira (5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *