plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 20:22

BONITO #VacinaJá!

Por Bosco D Bonito*

A prioridade número um das autoridades de Bonito deve ser a VACINA contra a Covid-19, mas por aqui, ainda, ninguém falou da sua vital necessidade e nem se discute um plano de vacinação da população. Enquanto em outros municípios, caso de Campo  Grande, o foco é a imunização. Na Capital, a Câmara de Vereadores criou uma comissão especial para acelerar e acompanhar a vacinação.

Com expectativa que a imunização se inicie no mesmo dia programado em São Paulo, 25 de janeiro, as nossas autoridades precisam, rapidamente, elaborar um plano, definindo os grupos prioritários que receberão o imunizante.

O Ministério  da Saúde anunciou que o Brasil terá até 354 milhões de doses da Coronavac em 2021, através da assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir, num primeiro  instante, até 100 milhões de doses produzidas pelo órgão, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.

Em Bonito, apesar das autoridades ainda não se darem conta da importância do assunto, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), demonstrou com razão a preocupação da população com o recrudescimento da pandemia e seus efeitos à vida social, saúde mental e, sobretudo, à economia do município, abalada pelas medidas de enfrentamento ao coronavírus. Mas o momento, agora, é de somar forças e focar na vacina. Não há tempo a perder. A saída para a crise sanitária causada pela pandemia está à nossa frente.

É importante que o prefeito e os vereadores, que assumiram em um momento de verdadeira calamidade pública, liderem já o processo de busca e aquisição de vacinas, pois só a imunização permitirá que a cidade retome a normalidade o mais breve possível.

Muitos prefeitos já iniciaram essa empreitada e Bonito, importante destino ecoturístico do País,  não pode ficar de fora desta fila, esperando uma solução do Governo Federal. Mesmo sem uma definição do cronograma de imunização do Ministério da Saúde, a população de Bonito precisa vislumbrar uma iniciativa, a perspectiva de que a vacina chegará o mais rápido em nosso município.

A população vem fazendo o dever de casa, restringindo o contato social, usando máscaras e higienizando mãos e ambientes. Agora, só a vacina dará tranquilidade para o enfrentamento da crise econômico-social.

A retomada das atividades não pode ficar à mercê da indefinição, daí a necessidade dos nossos vereadores, juntos com o Executivo, tomarem a iniciativa de projetar o contingenciamento orçamentário e encomendar a vacina, já que o Instituto Butantan dispõe de imunizantes estocados em quantidade suficiente para atender aos grupos de risco, tendo o Instituto anunciado a disposição de atender outros estados e municípios.

Muitos municípios já protocolaram seus pedidos, como Campo Grande, onde o prefeito Marquinhos Trad confirmou a preparação de plano de vacinação assim que a Anvisa autorizar a aplicação das doses da Coronavac e já  deu início à compra de agulhas e seringas, insumos essenciais para iniciar o processo de vacinação.

Vale lembrar que o governador Reinaldo Azambuja também já contingenciou recursos para a compra de doses da Coronavac. Está mais do que claro, diante dos números de aumento da taxa de transmissão, internações e mortes, que vivemos uma segunda onda da pandemia, por isso a única saída é a imunidade proporcionada pela vacina.

Ao tempo que compreendemos a preocupação de todos, parabenizamos nossas autoridades do Executivo e do Legislativo que acabam de assumir em momento tão difícil e pedimos seu empenho para que foquem, com absoluta prioridade e urgência, na compra da vacina para, quando vier a autorização da Anvisa, Bonito esteja com seu plano de imunização pronto para ser executado. A esperança nunca morre!

(*) Bosco D Bonito ou Bosco Martins é jornalista de priscas era, repórter de antanho, cidadão bonitense por titulação e paixão, escritor, poeta, seguidor do Senhorzinho e torcedor fanático do Peixe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *