Operadores de turismo da Bolívia realizaram uma visita técnica ao município de Bonito com a finalidade de conhecer os atrativos locais para comercialização de pacotes turísticos. Formada por representantes do Executivo e Legislativo de algumas cidades bolivianas, o a delegação foi recebida pelo secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, que destacou o potencial turístico dos dois destinos, lembrando que o número de turistas do país vizinho, vindos principalmente de Santa Cruz de La Sierra, tem aumentado.
Ainda segundo o secretário, é necessário que haja maior agilidade aduaneira na fronteira entre os dois países (Puerto Quijaro/Bolívia e Corumbá/Brasil), na medida em que muitos turistas fazem o percurso de carro.
De acordo com a diretora-executiva da Organización y Gestión del Destino Turístico (OGD) de Santa Cruz de La Sierra, Maria Lourdes Zambrana, os operadores turísticos bolivianos já querem oferecer o destino Bonito antes mesmo dos feriados do Carnaval e da Semana Santa. Lembrou também que na Bolívia existem quatro férias escolares por ano, o que possibilita ao turista mais oportunidades para viajar.
A delegação visitante era formada por Maria Lourdes Zambrana (Diretora Executiva da Organización y Gestión del Destino Turístico (OGD), de Santa Cruz de La Sierra; Armando Barbery (Prefeito de San Javier); Rebeca Cullar (Secretária de Turismo de San Javier); Vanessa Suarez (Secretária de Turismo de Roboré); Maria Isabel Panoso e Susana Vaca Peña (vereadoras de San José de Chiquitos) e Deisy Vargas, representante da prefeitura de San José de Chiquitos e os empresários de La Paz, Uyuni, Santa Cruz de La Sierra, San José de Chiquitos, Roboré e San Javier.
A visita técnica incluiu a visita a pontos turísticos e um workshop, além de uma rodada de negócios com empresários locais no Marruá Hote e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.