19 de abril de 2024 - 22:10

Bonito recebe “Histórias e Músicas da Fronteira” com Dino Rocha e Rodrigo Teixeira nesta terça-feira

Em turnê pelo Estado, com o projeto “Histórias e Músicas da Fronteira”, financiado com pelo FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul) o acordeonista Dino Rocha e o escritor Rodrigo Teixeira estarão em Bonito (MS) nesta terça-feira (25) para uma apresentação na Praça da Liberdade.

A primeira apresentação da dupla foi em Sidrolândia, no dia 7 deste mês e agora será a vez da Capital do Ecoturismo virar palco da música fronteiriça sul-mato-grossense, a partir das 20 horas.

O jornalista e escritor Rodrigo Teixeira, autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de MS” e “Prata da Casa – Um Marco da Cultura Sul-mato-grossense”, inicia a apresentação com uma palestra sobre os artistas que têm ligação com a música fronteiriça, desde os pioneiros Délio e Delinha, Zé Corrêa e Amambai e Amambaí até os modernistas Almir Sater, Paulo Simões e Geraldo Espíndola.

Na sequencia, Dino Rocha, que já recebeu o título de ‘Rei do Chamamé’, embala o público ao som da boa música sul-mato-grossense. Natural de Juti (MS), o instrumentista de 65 anos figura entre os principais acordeonistas do Brasil da atualidade.

Com dezenas de LPs gravados e centenas de shows realizados em todo o país, Dino Rocha vai relembrar os principais sucessos de sua carreira, como “Gaivota Pantaneira”, seu primeiro hit lançado em 1973, e interpretar clássicos fronteiriços, como “Mercedita” e “KM 11”.

A presença da cultura fronteiriça é marcante na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, tanto que adquirimos hábitos e costumes do Paraguai e Bolívia, como dançar polca paraguaia, tomar tereré, comer chipa e falar guarani. O projeto “Histórias e Músicas da Fronteira”, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e busca resgatar este universo que já se tornou uma característica da população do Estado.

A produção é de Thiago Coutinho, proponente do projeto no FIC. Além de Sidrolândia e Bonito, o projeto também vai passar também pelas cidades de Amambai, Ponta Porã, Dourados.