20 de abril de 2024 - 05:07

Bonito no Festival: oficinas envolvem comunidade e abordam personagens marcantes na história do município

A 19ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, traz na programação, além de grandes nomes da música brasileira e sul-mato-grossense, curso, oficinas, seminários, palestras e discussões que prometem envolver a comunidade e temas bem cotidianos. Um dos destaques é uma conversa, com direito a visita na Capela de Sinhozinho, líder messiânico de Bonito, que viveu no município por volta de 1942.

Com o tema “Imaginário Popular enquanto Patrimônio Cultural”, a discussão liderada pelas professoras e doutoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Maria Margareth Escobar Ribas de Lima e Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, deve abordar o ‘Patrimônio Imaterial’ como instrumento, que unido ao Patrimônio Material, colabora na formulação e condução das políticas voltadas para a salvaguarda do patrimônio cultural dos grupos sociais, levado em consideração as narrativas, a memória, os saberes, a religiosidade, ou seja, o imaginário popular presente na sociedade.

A oficina de ‘Identificação e interpretação de rastros de mamíferos silvestres’ também é um convite aos participantes do evento para conhecer a diversidade cultural e da fauna silvestre de uma das regiões naturais mais belas e encantadoras do mundo, por meio de técnicas para observação, interpretação e identificação das espécies de mamíferos através de rastros deixados por eles na natureza.

Na área da Educação, além do V Encontro Regional de Arte Educadores de MS, que neste ano aborda A dança e o teatro na educação, acontece a oficina de ‘Contação de Histórias ´CEIS’, que será ministrada nos próprios Centros de Educação Infantil do município. “Como as crianças ficam ociosas nesse período de férias, pois os professores estão gozando férias e elas não, pensamos na integração social deles. Assim a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pretende integra-los a Cultura Literária com brincadeiras lúdicas, músicas e contação de história, contribuindo no desenvolvimento da criatividade e dando acesso as ações do Festival de Inverno de Bonito, visando desenvolver nos pequenos o poder de pertencimento”, explica Loiva Schiavo.

Conheça algumas das atividades que serão desenvolvidas no FIB 2018:

• Oficina de Contação de Histórias ´CEIS’

LOCAL: Vera Lucia Ghizzi Figueiredo e  CEI  IZALTINA- Centros de Educação Infantil

DATA: 24/07

HORÁRIO: mat. e vesp. (Um período em cada CEI)

• V Encontro Regional de Arte Educadores de MS

TEMA: A dança e o teatro na educação

LOCAL: Tenda espaço das crianças

DATA: 27/07

HORÁRIO: 14hs

• Stand da Educação para todas es escolas dos municípios

LOCAL: Praça da Liberdade

HORÁRIO: 10hs às 22hs

• Espaço da Literatura

LOCAL: Praça

HORÁRIO: 10hs às 22hs

• Espaço para observação de astros com telescópio

LOCAL: Praça da Liberdade

HORÁRIO: 18hs às 22hs

• Oficina de Cinema

LOCAL: Distrito  Águas de Miranda (a 70KM de Bonito)

DATA: 21 a 26/07

HORÁRIO: Aulas Teóricas 18h às 22h – Aulas Práticas (filmagens) em conformidade com a disponibilidade dos participantes Ministrantes: Marinete Pinheiro e Gabriel Lima

• Oficina de Fotografia Com Celular

LOCAL: E. E. Bonifácio Camargo Gomes

DATA: 23,24 e 25/07 para 30 alunos

Horário: Matutino: 8h30min as 11h30min.

Vespertino: 14h30min as 17h30min.

DATA: 26/07 para Educadores e Guias de turismo.

Horário:  Vespertino: 14h30min as 17h30min

• Oficina de identificação e interpretação de rastros de mamíferos silvestres

LOCAL: Auditório da Sectur

DATA: 27, 28 e 29/07 – Matutino, Vespertino e Noturno

Vagas: 12 (máximo 15)

Sexta (27/07): Teórica 19h às 21H, Sábado (28/07): Manhã/prática 07h às 11h e Tarde 16h às 20H,

Domingo (29/07): Manhã/teórica 08h às 11h

• Colóquio: “Imaginário Popular enquanto Patrimônio Cultural” – Senhorzinho

e Tema: Gruta do Lago Azul com Dr. Lívia Cortez Medeiros

Data: 28/07 (sábado) Matutino e Vespertino

Local: Auditório da Sectur e Visita Cultural – matutino

(Capela, Galpão Maquina Santo Antônio e Casa da Memória Raída) – vespertino

Horário: 8hs as 11hs/ 14hs as 17hs

• MULHERES NA LITERATURA: Mesa redonda de debates sobre a produção literária feita por mulheres.

Data: 27/07/2018

Local: Casa da Memória Raída

Horário: 16hs

• Oficina de literatura e Cinema para o 19° FIB.

Data: 25 e 26/08/2018

Loca: E. E. Bonifácio Camargo Gomes

Carga horária: 16 horas.

• Contação de Histórias acessível