24 de abril de 2024 - 16:08

Bonito: hotéis maiores devem reabrir apenas em julho, destaca ABH

A Associação Bonitense de Hotelaria (ABH), que representa 23 estabelecimentos em Bonito, destacou durante entrega do Protocolo de Biossegurança ao prefeito Odilson Arruda Soares, na manhã desta segunda-feira (25), que a maioria dos associados já sinalizou para a abertura somente em julho.

Conforme a presidente, Gitane Klain, os hotéis precisam de um tempo para se adequar as novas normas e por isso a decisão de retomar apenas a partir de 1º de julho. “Aprovando esse protocolo, nossa intenção é que o hoteleiro tenha um tempo para poder adquirir os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários, dar o treinamento para equipe, porque nossa preocupação é de que abra o turismo com segurança, tanto do trabalhador, como da população e dos visitantes e que seja viável para o empresário, afirma.

Foto: Jabuti/Prefeitura de Bonito

O gerente da Unidade Executiva SESC Bonito, Gabriel Calderon, acompanhou a presidente da ABH na entrega do documento e destacou a viabilidade do protocolo, pensado desde as pequenas pousadas, até as grandes cadeias de hotéis. “Então, por exemplo, destacamos o uso de EPIs, descrevemos exatamente quais o trabalhador tem que usar, o mínimo para poder se proteger; quais são as medidas que eles terão que tomar quando receberem o turista, o que tem que detectar, quais são os pontos que vamos precisar ficar muito atentos nessas visitas de turistas, para assim que surgir uma anomalia, algo diferente, uma contaminação, já tenha um protocolo de como agir”, explica Gabriel.

Ainda conforme a Gitane, a elaboração do documento contou também, com apoio do SESI, na participação de dois sanitaristas e um médico do trabalho. “Ele foi finalizado e hoje entregamos ao município para que ele possa analisar”.

Outras medidas que o documento detalha são em relação a capacidade de lotação dos estabelecimentos, tempo de descanso dos apartamentos e medidas de higienização/lavagem de roupas de cama e utensílios.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, explicou que embora a ABH tenha apenas 23 associados, enquanto o município possui mais de 90 hoteis, pousadas e empreendimentos do tipo, a medida valerá para todos. “Esse documento foi feito de forma de muita clara, com toda assessoria do SESI, SESC e SEBRAE e vai servir para todos. Embora sejam 23 associados, em um universo quantitativo de investimentos, de número de empregos gerados, de recolhimento de tributos, esses 23 são a grande maioria”, detalha.

O documento será analisado pela Administração, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária e após aprovado, será implantado e terá que ser seguido por todos os segmentos dos meios de hospedagem do município.

Assim que finalizado, ele será amplamente divulgado e disponibilizado em todas as plataformas do Executivo Municipal e será de uso público, para que todos os empresários, tanto de Bonito, quanto de qualquer lugar do país e do mundo possam ter acesso.