29 de março de 2024 - 01:31

Bonito contabiliza R$ 8,4 milhões em prejuízos causados pelas chuvas

O município de Bonito, no interior de Mato Grosso do Sul, está entre os 28 afetados pelas fortes chuvas de fevereiro no Estado e o prejuízo na cidade já é estimado em R$ 8,4 milhões. A cidade decretou situação de emergência e conforme a Defesa Civil local, o setor público já contabilizou R$ 2,4 milhões em danos com pontes, estradas e redes de drenagem. Atrativos turísticos e propriedades rurais somam os outros R$ 6 milhões.

Distrito Águas do Miranda foi um dos locais mais afetados (Fotos: Jabuty/PMB)

Conhecida mundialmente pelo seu potencial turístico, a cidade agora trabalha para restabelecer a rotina depois da chuva torrencial, de mais de 200 mm, da última terça-feira (20). Os índices bateram valores históricos, sendo considerada a maior enchente dos últimos 20 anos. Várias propriedades rurais e atrativos turísticos ficaram ilhados e muitos perderam grande parte de seus recursos, entre móveis, eletrodomésticos e até os decks de acesso aos rios.

Mesmo com os prejuízos, a grande maioria dos atrativos já abriu as portas no final de semana. Apenas alguns balneários ainda estão fechados, devido ao nível dos rios e qualidade da água. O Balneário Municipal permanece fechado ao público por tempo indeterminado, segundo nota divulgada pela Prefeitura. Além dos problemas internos, a chuva também danificou a cabeceira da ponte que da acesso ao atrativo e o DEMTRAT  (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito) interditou o trecho para passagem de veículos pesados.

O tempo permanece instável no município e uma pancada de chuva mais intensa caiu sobre a cidade no começo da tarde desta terça-feira (27) o que pode causar novas alterações no nível dos rios. De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio Miranda pode voltar a subir, mas as famílias não correm riscos.  O secretário de Meio Ambiente Alexandre Ferro destacou que o rio já recuou 2 metros e nas últimas 24 horas, duas, das 60 famílias, já conseguiram voltar para suas casas no Distrito Águas dos Miranda.

Bonito decretou situação de emergência ainda na quarta-feira (21), quando 60 famílias de Águas do Miranda foram desabrigadas. Todas as informações foram inseridas no Fide (Formulário de Informação de Desastre), do sistema de Defesa Civil.

Solidariedade

A Secretaria de Assistência Social está promovendo campanha para arrecadação de donativos para as famílias afetadas pelas cheias. Doações de roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, itens de cama e banho e utensílios domésticos podem ser encaminhados para a SAS (Secretaria de Assistência Social) na rua Santana do Paraíso, 865 (prédio anexo à Prefeitura).

Emergência

Foi reconhecida situação de emergência por causa das chuvas de fevereiro em Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bonito, Caracol, Coxim, Corguinho, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas e Tacuru.

Mesmo com a baixa do nível do rio Aquidauana, a cidade ainda está inundada. Foto: Chico Ribeiro