25 de abril de 2024 - 03:54

Bonito: construção do Corpo de Bombeiros tem início em setembro

Após superação dos trâmites burocráticos e previsão orçamentária, garantia essencial por força de lei para se iniciar qualquer obra pública, a construção do Quartel do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do município de Bonito (MS) sai do papel e começa a ganhar corpo. Já com o projeto pronto e devidamente orçado, o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Helianey Paulo Silva afirmou, em visita a cidade nesta terça-feira (17), que as obras devem ter inicio em setembro.

Segundo Helianey, o projeto para a  instalação de uma sede do Corpo de Bombeiros no município já está pronto, assim como o orçamento e o último passo, antes do inicio das obras, é o processo licitatório para contratação da empresa que deve desenvolver o serviço. “Esse é mais um compromisso de governo, que foi feito com toda a população de Bonito, onde esse projeto já andou dentro da nossa secretaria, já está pronto, assim como o orçamento. O governo já conseguiu o financeiro para isso, então a gente acredita que no mês de agosto a licitação dessa obra  já estará pronta e em setembro nós daremos início a construção do Corpo de Bombeiros do Município de Bonito”, afirmou o secretário em entrevista a rádio da cidade.

Para a construção do prédio, o governo do Estado liberou, através de crédito suplementar da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o valor de R$ 3.784.984,55.

A instalação do Corpo de Bombeiros de Bonito é uma parceira com a prefeitura que fez doação do terreno na entrada da cidade. Depois de uma polêmica envolvendo o local de onde seria construído, vereadores e prefeito conseguiram acordar sobre a escolha do terreno.

Imagem do projeto do Corpo de Bombeiros de Bonito (Divulgação)

O prédio será construído as margens da MS-178, na entrada da cidade, quase em frente ao Clube do Laço da Nabileque, em terreno cedido pelo município. Como o local definido é maior do que o primeiro apresentado pela Prefeitura, o comandante-geral do Corpo Bombeiros, ver o nome, pediu para que além da unidade operacional, seja construída uma residência para abrigar os comandantes que se revezam no comando dos grupamentos de bombeiros. Atualmente o CB MS é comandado pelo coronel Joílson Alves do Amaral.

O projeto da unidade dos Bombeiros prevê estrutura para comportar 25 PMBs, aparelhada com viaturas autobomba, de busca e salvamento, camionete 4×4, unidade de resgate e dois veículos pequenos e equipamentos operacionais.

Segundo o diretor presidente da TVE, que acompanha desde o início todos os trâmites e colaborou junto a Secretaria de Fazenda para o empenho da dotação orçamentária, “o projeto do Bombeiros levou um tempo por ser diferenciado, sendo um dos mais bonitos apresentados na corporação. Devendo atender em seu funcionamento, parte da demanda do sudoeste”, conclui o jornalista.