plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 07:49

Bonito adere a movimento nacional e terá ‘hora do mamaço’ na Praça da Liberdade

Incentivar a amamentação integral até os seis meses de idade e complementar até os dois anos,  destacando que a amamentação está ligada a nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza, assim como defender o direito da mãe, de assegurar a alimentação para seu filho em qualquer hora ou local. Esses são alguns dos fundamentos da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema ‘Aleitamento Materno: a base da vida’.

Durante este período vários movimentos são realizados em alusão ao tema e Hora do Mamaço, instituída no Brasil em 2015, é um deles. O ato consiste basicamente na união de mulheres em algum local público, para amamentação de seus bebês. A cada ano o movimento ganha mais força e em 2017, 95 cidades brasileiras participaram, sendo cinco de Mato Grosso do Sul: Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Campo Grande, Bonito e Bataguassu.

Foto: Divulgação/Mães de Bonito

Na Capital do Ecoturismo as ações também incluem rodas de conversas com as gestantes e hora do mamaço na Praça da Liberdade. Conforme uma das organizadoras, a defensora pública Thais Sangin, desde maio de 2017 o município passou a contar com o grupo de apoio a gestação ‘Mães de Bonito’, que busca justamente auxiliar a mulher em todas as fases da gestação, até o nascimento e alimentação de seu bebê. “A gente faz rodas de conversa nos postos de saúde, falando desde o direito a acompanhante na hora do parto, importância do parto normal e o que é configurado como violência obstétrica. Recentemente saiu uma lei aqui no Mato Grosso do Sul sobre tudo que é considerado violência obstétrica, ela uma lei recente e o MS é o segundo estado do Brasil que elaborou uma lei nesse sentido”.

Segundo Thaís, as mulheres também debatem sobre o parto humanizado, que não tem uma forma exata de ser feito e está mais ligado ao protagonismo da mulher durante o nascimento de seu filho. “Uma cesária pode ser humanizada, não precisa ser rosas na banheira ou nenhum tipo de equipamento, é mais sobre trazer esse protagonismo para a mulher, dela ser informada das escolhas que ela pode fazer naquele momento e principalmente, acolhe-la no que é o momento mais importante da vida dela”, detalha.

Foto tirada para divulgação da Hora do Mamaço de Bonito em 2017

Em Bonito a hora do mamaço será neste sábado (4), às 15 horas na Praça da Liberdade. “O momento é para todos, mamãe, papais e crianças. No ano passado tivemos a presença de famílias e foi muito legal. Se não chover, neste ano também estaremos lá com doces, bolos, chás e toalhas espalhadas na grama’, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *