plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Bom Dia Campo Grande: titular da Sectur fala sobre o Rally dos Sertões e outras ações do Turismo na Capital

Melissa Tamaciro destacou planejamento para a cidade receber a maior competição off-road do país e expectativas de retorno financeiro e de marketing; secretária também apresentou novidades para o Arraial de Santo Antônio
Melissa Tamaciro (à direita) falou ao Bom Dia Campo Grande sobre preparação da cidade para o Rally dos Sertões. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)
Melissa Tamaciro (à direita) falou ao Bom Dia Campo Grande sobre preparação da cidade para o Rally dos Sertões. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

Campo Grande vai sediar pela primeira vez a largada do Rally dos Sertões, marcada para 24 de agosto –dentro das celebrações do aniversário da Cidade Morena. Com o evento, espera-se uma movimentação no trade turístico capaz de atrair, pelo menos, duas mil pessoas e movimentar R$ 3,8 milhões em cerca de uma semana. E, claro, a expectativa é de que os campo-grandenses vistam a camisa da competição e participem de toda a movimentação.

Para falar deste e de outras ações focadas no setor, o Bom Dia Campo Grande entrevistou nesta quarta-feira (22) a secretária de Cultura e Turismo da Capital, Melissa Tamaciro, que na semana passada esteve em São Paulo para o lançamento da edição de 2019 da competição –que em sua 26ª sairá da Capital rumo ao litoral do Ceará, passando pelos municípios como Jaraguari e Costa Rica, entre outros no Estado.

“É um prazer não só trazer o evento, mas o fato de que ele consegue deixar muito claro como Campo Grande está preparada para eventos esportivos, de negócios e de lazer. Vivemos um momento muito interessante na cidade, não só da parte estrutura, mas da gestão pública que a deixou preparada. E estamos de mãos dadas com o setor empresarial e a população. As pessoas entenderam a importância do posicionamento do turismo para a cidade”, disse Melissa à Educativa 104.7 FM.

Ela destacou que a marca “Rally dos Sertões” é muito conhecida na América Latina e, por isso, agrega o chamado “marketing de visibilidade” a Campo Grande no continente, tanto no campo esportivo como no econômico. Segundo Melissa, o evento vai atrair milhares de pessoas, tendo um impacto esperado de R$ 3,8 milhões apenas pelas pessoas envolvidas na competição.

Marketing

Em 14 de maio ocorreu o lançamento do Rally dos Sertões, momento em que a Capital propôs entre os pilotos um desafio do berrante, comandado pela dupla Bruninho & Davi. Paralelamente, Melissa afirma que a Sectur buscou dados sobre o que a prova dexará de fomento para a cidade e como ajudará na oferta do turismo para o Centro-Oeste do país. De imediato, ficou acertado o uso da marca do torneio para a comercialização de produtos turísticos e culturais atrelados a Campo Grande.

A população da Capital também será envolvida no torneio com a Vila Sertões, estrutura que será montada ao público e terá acesso gratuito para visitação aos boxes e para se conhecer os pilotos –e que funcionária na área anexa à Feira Central, ao lado do Armazém Cultural. Serão cinco dias de atividades antes da largada, em 24 de agosto, de onde os competidores seguirão por rotas que deverão servir de legado par ao turismo no Estado, como já costurado entre a Sectur e as demais cidades.

Produtos

Melissa Tamaciro afirma que, independentemente dessas rotas, a Sectur trabalha na identificação de outros produtos para o turismo em Campo Grande, havendo 22 atrações já consolidadas –algumas delas “surpreendentes”, segundo a secretária, como balonismo, saltos de paraquedas e parapente. O Morro do Ernesto e as mais de 50 cachoeiras no entorno da cidade também foram destacados pela secretária.

“E isso falando apenas dos atrativos naturais. Quando une com os culturais, como os festivais fixos, aumenta bem mais. A Feira da Bolívia, por exemplo, é extremamente turística, por ajudar a entender que somos uma região de fronteira. Temos a Praça dos Imigrantes e outras expressões culturais. Se somarmos aos 22 atrativos oficiais trabalhados como produtos turísticos já na prateleira das agências, batemos sem brincadeira mais de 50 atrativos”, afirmou a secretária, que destacou o envolvimento do empresariado por meio de entidades como a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abav (Agências de Viagens), ABIH (Hotéis) e o Campo Grande Destination, onde Melissa atuou e que congrega os 44 principais empresários dos segmentos cultural e turístico em Campo Grande para uma “atuação única”.

“Não adianta ter grandes atrativos e uma série de ações se são isoladas”, afirmou a secretária. “Temos de entender que o Turismo é uma é grande na economia, com um menor investimento que em outros setores, e com retorno rápido e empregabilidade”, afirmou. Segundo ela, esforços realizados até agora como a criação de roteiros gastronômicos na cidade têm ajudado a mudar a imagem de que Campo Grande é uma cidade sem grandes atrativos.

“No Destination se firmou a bandeira de que somos urbanos na mata, porque temos o melhor da prestação de serviços, uma cidade com segurança que tem o melhor para eventos, visitantes e moradores. Temos um ‘que’ interiorano e essa prestação de serviço em meio à natureza. Somos a Capital da Aves Urbanas, com uma reserva natural gigantesca dentro da cidade. O fato de talvez acordarmos e dormirmos com isso no dia a dia nos faz ver isso como natural, mas toda vez que recebo alguém de fora a primeira impressão é reconhecer que Campo Grande tem tudo isso”, destacou.

Arraial

Melissa Tamaciro também falou sobre as preparações para o Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, que prorrogou as inscrições para quadrilhas mas já tem o mapeamento da estrutura de barracas e atrações culturais definidas. Serão três dias de festa –entre 13 e 15 de junho– com algumas inovações.

Entre elas, o envolvimento dos grandes nomes da música que vão se apresentar e são da cidade com o Laboratório Sectur, que visa a mostrar sua história e o seu trabalho para atingirem o sucesso nacional. São os casos de Manutti e Thiago Brava. “É pegar quem conseguiu o sucesso e ouvir deles o que acontece e dar dicas para se empreender no segmento”, explicou a secretária. As apresentações ocorrerão em lives nas redes sociais.

A programação das atrações musicais do Arraial já está fechada, com Laço de Ouro e Manutti no dia 13; Max Henrique e João Lucas e Valter Filho no dia 14; e Davi Guilherme, Breno Reis & Marco Viola e Thiago Brava no dia 15. Haverá ainda em torno de 40 barracas com alimentos, bebidas e diversidade de ofertas de artesanato e outras ofertas do terceiro setor, que poderão usar a renda para reforçar as finanças das entidades assistenciais.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *