19 de abril de 2024 - 08:20

Bom Dia Campo Grande recebe o vereador Francisco Gonçalves

O vereador Francisco Gonçalves Carvalho foi o entrevistado desta quinta-feira. (foto: divulgação)

O vereador Francisco Gonçalves Carvalho é médico veterinário há 36 anos e é reconhecido em Campo Grande por trabalhar com a causa animal tendo sido diretor do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) por 20 anos. Francisco veio ao Bom Dia Campo Grande falar sobre a febre maculosa, tema que ele veio discutir no programa com Maristela Cantadori e Anderson Barão.

Nos últimos dias uma ameaça à saúde do campo-grandense ganhou a mídia: A febre maculosa. Transmitida pelo carrapato estrela, a doença tem como principal hospedeiro urbano as capivaras. Entre os sintomas estão a febre forte, dor de cabeça intensa, náusea, diarreia, dor abdominal, inchaço e manchas vermelhas. Se não tratada no início, pode levar à paralisia dos membros e pulmões causando a morte.

Depois de um grupo de amigos ser internado com suspeita da doença após passeio no Parque das Nações, frequentadores ficaram em alerta. Existem levantamentos de cerca de dois anos atrás realizados com o Dr. Renato Andreotti da Embrapa, que revelam que todas as regiões da cidade onde há capivaras possuem a presença da Rickettsia rickettsii (transmissor da febre). Em especial no Lago do Amor, no Parque das Nações, Mata do
Segredo e UFMS, inclusive sendo registrada em condomínios e regiões menos visitadas.

O vereador Francisco considera urgente a ação pública no sentido de evitar que a doença se espalhe na capital. “Considerando a população de capivaras na cidade e o número de mortes que a chamada “febre do carrapato” causou nas últimas semanas (4 em Minas Gerais e uma em São Paulo) é primordial investirmos na conscientização da população e capacitação dos profissionais de saúde para lidar com os casos de suspeita e realizar diagnósticos
adequados”.

A prevenção é sempre o melhor remédio: “É importante que os donos que gostam de levar seus pets a parques onde habitam capivaras tomem cuidados redobrados pois o carrapato pode ficar nos pêlos dos cachorros e gatos e acabar picando o ser humano”. Ele também sugere que os frequentadores prefiram roupas claras (porque facilitam enxergar melhor os carrapatos); coloquem a barra da calça dentro das meias e usem botas. “E sempre que voltar de um desses lugares, examine o corpo cuidadosamente para ter certeza que não foi picado. O carrapato transmite a bactéria só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele”, orienta Francisco.

Outros projetos do vereador incluem o projeto de criação da primeira UPA veterinária do MS, em Campo Grande, para atender aos animais de estimação das pessoas que não tem condições de pagar por atendimento veterinário particular, que não possui tabelamento e esta cada dia mais caro. Também para dar assistência aos animais de
rua, um problema crescente da cidade. A UPA já chegou a ser anunciada pelo prefeito Marquinhos Trad ano passado mas até o momento nada foi concretizado. O decreto já foi lançado em 2012 e de lá para cá vem passando de uma administração para outra. “Nós vamos terminar mais um mandato, sem UPA veterinária mas nós ainda teremos uma UPA para atender os animais, nem que seja um quartinho pequeno.”, afirma Francisco.

“Animal também é saúde pública, as doenças acompanham os bichos. Tem que se pensar na saúde das pessoas mas a saúde dos bichos é muito importante. Ter um bicho em casa é importante, é terapêutico, faz bem para o morador.” comenta Francisco que por anos combateu a leishmaniose na capital, defendendo inclusive o tratamento dos animais ao invés do sacrifício, prática feita por muitos anos em Campo Grande.

Sobre a leishmaniose, Francisco acrescenta: “Infelizmente a cultura da limpeza não é comum em Campo Grande. Em bairros mais antigos nem todos varrem as calçadas ou quintais, as árvores depositam folhas ou frutos e ficam expostos. Você não precisa ter um animal em casa, nem mesmo na própria rua, basta ter contato com o mosquito.”, conclui o vereador.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.