plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 09:39

Bom Dia Campo Grande: nutricionista fala dos prós e contras do consumo do café

Coordenadora do curso de Nutrição da Estácio de Sá de Campo Grande, Camila Moraes afirma que bebida tem pontos favoráveis, mas deve ser apreciada com moderação
Coordenadora do curso de Nutrição da Estácio de Sá, Camila Moraes (direita) apontou que o consumo de café merece atenção. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Coordenadora do curso de Nutrição da Estácio de Sá, Camila Moraes (direita) apontou que o consumo de café merece atenção. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Nesta sexta-feira (24) comemora-se o Dia Nacional do Café, data criada em 2005 por iniciativa da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) para celebrar uma bebida que já foi sinônimo de riqueza e fartura –no início do século passado– e que não só mantém o glamour, como está presente na vida de toda a população. Pesquisas apontam que 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos consomem diariamente o café em suas diferentes versões (seja feito em casa, no coador ou cafeteira, como os expressos, cappuccinos e outras), mesmo diante de uma pergunta que persiste com o tempo: o café é um mocinho ou vilão?

Para responder a estas e outras perguntas, o Bom Dia Campo Grande desta quinta (23) recebeu a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio de Sá da Capital, Camila Moraes. À Educativa 104.7 FM, ela reforçou que o café tem suas virtudes e não precisa ser cortado da alimentação de forma geral, porém, merece alguns cuidados por conta de seus efeitos no organismo.

“O café não é tão vilão. Ele na verdade traz diversos benefícios para o dia a dia, na saúde e na rotina das pessoas”, afirmou Camila. Segundo ela, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda um consumo máximo entre três e quatro xícaras por dia.

“Os benefícios estão relacionados ao efeito estimulante dele, pela presença da cafeína, que pode diminuir o sono e aumentar a energia da pessoa. Consequentemente, ele melhora a concentração. O café também tem efeito termogênico (ajuda na queima de gordura) se associado ao exercício e ação analgésica, ajudando a combater dores de cabeça. Nessas condições, o consumo de café pode ser benéfico”, explicou a nutricionista, segundo quem o tipo de grão e o preparo podem influenciar na quantidade e na absorção pelo organismo de quem bebe da cafeína –substância mais controversa encontrada no café.

E é justamente a cafeína que gera alertas quanto ao consumo. A substância é encontrada, por exemplo, na erva-mate, matéria-prima do tereré. “Por isso é preciso levar em conta a quantidade de cafeína ingerida ao dia, de até 400 miligramas, o que pode se extrapolar quando se associa café e tereré”, afirmou Camila.

Ela ainda advertiu que, pela ação estimulante da cafeína, é bom evitar consumir café depois das 16h, o que garante um sono de mais qualidade. Além disso, há pessoas com sensibilidade à substância ou outras presentes no café, podendo sofrer com o consumo excessivo –que atinge a frequência cardíaca, provoca insônia, causa complicações gástricas como a azia, causa agitação, ansiedade e irritabilidade e, pelo efeito diurético da bebida, pode resultar na eliminação de vitaminas e minerais.

Camila afirma que bebida funciona como estimulante e, por isso, deve ser consumida com moderação. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Camila afirma que bebida funciona como estimulante e, por isso, deve ser consumida com moderação. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

“O café estimula os movimentos intestinais e, por isso, a pessoa pode apresentar quadros de diarreia. É comum aumentar o refluxo, também”, apontou.

Camila Morais ainda afirmou que um dos mitos sobre o café, envolvendo sua dependência, não são tão exagerados. “A pessoa que toma por hábito e o coloca na rotina passa a ter uma necessidade de consumir todos os dias. A ação fisiológica da cafeína pode estimular alguns hormônios e, assim, o organismo pede durante o dia”.

O segredo, destacou ela, está na moderação. Mulheres grávidas, por exemplo, devem evitar o café no início da gestão por conta de seus efeito estimulante e os efeitos no sistema circulatório, que podem afetar o bebê. Quanto às crianças, o consumo recomendado é pela mistura entre café e leite, “que vai enriquecer a bebida com as propriedades nutricionais do leite. E se for uma criança agitada é bom não estimular o consumo em grandes quantidades”.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite ao ouvinte começar o dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *