plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 03:23

Bom Dia Campo Grande: Jully Heyder propõe fim da reeleição na OAB-MS e Procuradoria de Prerrogativas

Jully Heyder falou ao Bom Dia Campo Grande sobre propostas para o comando da OAB-MS defendidas pela chapa Tempo de Ordem. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
Jully Heyder falou ao Bom Dia Campo Grande sobre propostas para o comando da OAB-MS defendidas pela chapa Tempo de Ordem. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

Propostas como o fim da reeleição e da criação de uma Procuradoria de Prerrogativas, bem como a retomada dos debates sobre o funcionamento da Justiça Estadual, integram a agenda da chapa Tempo de Ordem, que disputa o comando da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul) nas eleições que acontecem em 20 de outubro. Candidato a presidente da instituição pelo grupo, Jully Heyder da Cunha Souza detalhou sua plataforma de gestão em entrevista ao Bom Dia Campo Grande na manhã desta segunda-feira (5).

A entrevista foi a primeira da série que o programa fará com os concorrentes ao comando da Ordem ainda nesta semana –também serão entrevistados Rachel Magrini e Mansour Karmouche.

Aos microfones da Educativa 104.7 FM, Heyder apontou discordâncias em relação à atual gestão e defendeu que “os braços da Ordem devem alcançar todos os advogados”. Nesse sentido, apontou a necessidade de instituição de um núcleo que interaja com a categoria no interior de forma permanente. “Precisamos criar um fórum de conversa com os advogados do interior para que a OAB realmente faça intervenções locais com ajuda das subseções”, apontou.

A OAB-MS conta com 31 subseções que atendem aos 78 municípios do interior. O candidato reforçou em entrevista que conta com representantes de 25 cidade sem sua chapa, incluindo o seu candidato vice, Felipe Azumi, de Dourados.

Entre as prioridades de gestão, Jully Heyder apontou que o advogado sul-mato-grossense, hoje, “agoniza em duas grandes questões” que envolvem o funcionamento do Judiciário, hoje concentrado em meio expediente (das 12h às 19h) e no qual, sustenta, é necessário que seja dada resposta às demandas dos clientes –em que pese o deficit de 85 juízes hoje existente, frisou. A fim de dar celeridade aos processos, ele propõe a instituição de um núcleo de mediação e arbitragem na Ordem para solucionar demandas antes mesmo que cheguem à Justiça. “Precisamos ouvir o advogado, a sociedade, dialogar com o Judiciário e apresentar intervenções qualificadas, com independência, para mudar essa realidade”, pontuou.

O candidato da chapa Tempo de Ordem também assumiu, publicamente, compromisso de, se eleito, “lutar de forma firme pelo fim da reeleição” na instituição, de forma a evitar que a OAB-MS negue problemas existentes ou mesmo o aparelhamento da instituição em troca de apoios. “A Ordem precisa se renovar nesse outro ambiente que vive o país, olhar para frente junto com o amadurecimento das instituições democráticas”.

Prerrogativas

Jully Heyder também destacou que a Ordem deve colocar como prioridade a proteção dos advogados que, na sua avaliação, “vem sendo marginalizados”, no exercício da profissão –sendo desrespeitados por autoridades como delegados, promotores ou servidores do Judiciário.

“Chega-se hoje, por exemplo, em um fórum e existe uma placa dizendo que em alguns gabinetes o advogado não pode entrar. Nosso estatuto garante acesso a qualquer ambiente do Judiciário. O advogado não consegue se comunicar com mo juiz, é maltratado em delegacias, onde acham que está ali para atrapalhar. De repente, vê-se o advogado confundido com o cliente”, destacou o candidato, apontando que os problemas aparecem também em outros órgãos.

Ainda nesse sentido, Heyder propõe o fortalecimento do instituto do desagravo público, que na sua avaliação foi relegado a um segundo plano. A intenção é criar uma Procuradoria de Prerrogativas, com advogados contratados pela OAB-MS, “para reação imediata a ofensas contra o advogado, dando resposta rápida; enquanto a Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados “fica com o encargo de criar políticas de proteção aos advogados, falar com os tribunais, o Ministério Público e as polícias para haja melhora do sistema macro e a advocacia seja respeitada”.

Heyder finalizou sua participação no programa exaltando o fato de contar com o apoio de sete ex-presidentes da OAB-MS, convocando os advogados a participarem de seu projeto.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Lívia Machado e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande traz informações e dicas para o seu cotidiano além de entrevistas sobre temas importantes para a Capital e Mato Grosso do Sul. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa (pela aba Ouça a Rádio).

O ouvinte pode participar do programa enviando sugestões, críticas e perguntas pelo WhatsApp 9(67) 9333-1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *