plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 21:19

Bom Dia Campo Grande divulga trabalhos do Instituto Amigos do Coração

ONG realizará neste sábado simpósio para receber novos voluntários; vice-presidente destaca na Educativa 104.7 FM trabalho da entidade e se defende de ataques generalizados ao terceiro setor
Instituto Amigos do Coração realizará simpósio neste fim de semana para reunir novos voluntários. (Imagem: Divulgação)
Instituto Amigos do Coração realizará simpósio neste fim de semana para reunir novos voluntários. (Imagem: Divulgação)

O Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (13) recebeu o vice-presidente da Organização Não-Governamental Instituto Amigos do Coração, Adriano de Oliveira, que falou sobre os trabalhos da ONG, iniciados em 2012 por um grupo de amigos e que, hoje, congregam cerca de 300 voluntários de Mato Grosso do Sul e outros Estados. Com ações focadas em projetos de saúde e ações sociais, ele detalhou os projetos em andamento, futuras campanhas e também opinou a respeito da “perseguição” iniciada contra entidades do terceiro setor, a partir de denúncias e críticas contra determinadas organizações e que ignoraram o bom trabalho realizado pela grande maioria delas.

O carro-chefe da Amigos do Coração é o projeto Devolvendo Sorrisos, segundo contou Adriano na Educativa 104.7 FM. A iniciativa tem “várias frentes de trabalho, a principal desenvolvida em Campo Grande junto a comunidades terapêuticas de recuperação de dependentes químicos, mantidas geralmente por instituições religiosas”. O voluntário explicou que as instituições padecem de recursos para manutenção de infraestrutura e prestação de serviços, assim, o trabalho social da ONG ajuda com o oferecimento de atendimento médico e odontológico.

“Chegamos às comunidades e permanecemos por alguns meses prestando atendimentos a todos que estão em tratamento”, destacou. Adriano explica que os pacientes, ao entrarem em abstinência, começam a sentir os efeitos dos problemas de saúde, incluindo a dor. “Como é possível concluírem o programa de recuperação sem assistência?”, questionou. Atualmente, a ONG atua com a Clínica da Alma, ajudando a cerca de 250 pessoas acolhidas gratuitamente.

O projeto tem um “segundo braço”, desenvolvendo atividades junto às comunidades ribeirinhas no Pantanal e populações indígenas. Em outubro, o Amigos do Coração levará cerca de 50 voluntários a Antônio João, para atender aldeias na região da Vila Campestre. “Há cerca de 2 mil pessoas em completo estado de vulnerabilidade”, pontuou. Serão oferecidos serviços médicos, odontológicos, veterinários e farmácia, além de distribuição de cestas básicas, material escolar e brinquedos para cerca de 600 crianças –aproveitando a proximidade do Dia das Crianças.

Generalização

Adriano também comentou os efeitos de denúncias direcionadas contra ONGs acusadas de má-gestão de recursos ou desvios de verbas, solicitando à população que busque se inteirar destes fatos de forma a não criminalizar todo um setor.

“Infelizmente, em nosso país, as pessoas não interpretam as notícias e generalizam, pensando que amealhar todas as instituições em um contexto de corrupção, inclusive onde não há. Tem de se analisar isso. Não se pode pensar que é tudo ilusório, mas há trabalhos sérios desenvolvidos no terceiro setor, onde o governo jamais chegará. Misturar tudo no mesmo balaio é não ter consideração por quem trabalha seriamente. É temerário”, destacou.

Ele destacou que comunidades no Pantanal atendidas pela Amigos do Coração não têm assistência médica e odontológica presente. “Navegamos dez horas para chegar a um local onde não tem posto de saúde, medicina, odontologia, com pessoas relegadas à própria sorte. Tem de ter critério, avaliar isso. Penso que, se não estão procedendo de forma honesta e transparente, vamos acionar a Justiça, cortar o custeio. Mas (da forma como está), quem vai ser prejudicado é a comunidade, porque o governo, infelizmente, deixa a desejar (quanto ao atendimento)”.

Adriano reiterou a importância de as pessoas se inteirarem antes de realizarem acusações injustas. “Tem um termo negativo que ouvi nesta semana: ongueiro. Temos usado recursos de governos há alguns anos, somos considerados entidade de utilidade pública estadual e municipal, mas temos transparência. Prestamos contas, estamos em dia, temos responsabilidade como instituição sem fins lucrativos e mantida por pessoas físicas. Fazemos almoços, eventos, rifas, para nos manter em pé”.

Responsabilidade

Adriano salientou que a Amigos do Coração trabalha apenas com serviços voluntários. Os cerca de 300 colaboradores também passam por treinamento e capacitação para, de fato, atuarem em campo.

Neste fim de semana, a ONG realizará um simpósio para apresentar seu trabalho e promover a triagem de novos voluntários. “Antes de aceitar a ajuda, precisamos falar o que é a instituição, nossa missão e destrinchar os projetos nos quais atuamos. A pessoa tem a oportunidade de identificar a uma ação daquelas”, destacou, apontando outra preocupação no treinamento.

“Precisamos conscientizar que o que fazemos não é esmola ou caridade. O que fazemos é levar o que se necessita, porque ninguém chega sozinho à frente. Sempre precisamos seguir juntos”, afirmou. Os apoiadores não são apenas da área de saúde: advogados, donas de casa e estudantes, entre tantas outras profissões, são bem-vindos.

Os treinamentos, por sua vez, incluem também o respeito às comunidades atendidas. “Precisamos compreender que estamos adentrando locais que têm seus critérios de vida, valores. Somos elementos externos, devemos ter repeito a eles e saber como vivem para que não invadamos seu espaço, mesmo querendo estar lá e levar algo que lhes falta”.

O simpósio da Amigos do Coração será realizada na sede da ONG, na rua Vagner Jorge Bortotto Garcia, no Danúbio Azul, em Campo Grande, a partir das 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3023-4145 e (67) 98163-7066. Caso você queira colaborar com a instituição, mas não possa atuar como voluntário, a ONG também aceita apoios financeiros ou por meio de doações, como alimentos não-perecíveis, roupas usadas e calçados. “Quem está disposto a desapegar das coisas que não pode usar entre em contato que nós buscamos”, finalizou o vice-presidente.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *